twitter

Festa das Famílias reúne seminaristas e comunidades no Seminário de Braga

Fotografia DM

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 07 de dezembro de 2025, às 16:28

Seminário Conciliar é palco de uma tarde recreativa com música e teatro

O Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo acolhe amanhã, a tradicional Festa das Famílias, iniciativa celebrada anualmente a 8 de dezembro, por ocasião da Solenidade da Imaculada Conceição. O encontro reúne seminaristas, familiares e comunidades paroquiais, num dia marcado pela convivência humana, espiritual e cultural.

A celebração conta com  a presença do Bispo Auxiliar de Braga D. Delfim Gomes, que acompanha os seminaristas do Seminário Maior e do Seminário em Família ao longo de todo o programa.

O padre Juvenal Dinis, reitor do Seminário Conciliar, recorda que esta festa, em que o Seminário abre as portas às comunidades, «tem uma tradição muito antiga», originalmente ligada sobretudo ao Seminário Nossa Senhora da Conceição, onde o dia da padroeira era celebrado com grande fervor.

Com a entrada da atual Equipa dirigente, foi decidido fazer uma festa conjunta, com atividades repartidas entre o Seminário Conciliar e o Seminário Menor.

Segundo o reitor, este é um que «diz muito» ao Seminário, aos seminaristas e a muitos alunos que frequentaram o Seminário. 

A data continua a mobilizar, de forma especial, os antigos alunos, que participam na Eucaristia e nos momentos recreativos, aproveitando esta ocasião para se reencontrarem com a comunidade do Seminário, partilhar memória e conviver.

Esta festa constitui ainda um momento oportuno de reunião das famílias dos seminaristas e de participação destas na vida do Seminário, reforçando, desta forma, o seu envolvimento no percurso formativo. 

«Na formação ministrada no Seminário nós fomentamos muito a cooperação entre a Equipa, a família do seminarista e entre o pároco», referiu o padre Juvenal Dinis.

A Festa das Famílias inicia-se às 10h30, com o momento de acolhimento no Claustro do Espaço Vita, seguindo-se, às 11h00, a Eucaristia na Capela Imaculada, com a tradicional Consagração a Nossa Senhora, ponto central da vivência espiritual deste dia solene.

 O programa prossegue durante a tarde, a partir das 14h30, com um conjunto de momentos culturais protagonizados pelos seminaristas. Estão previstas apresentações de canto coral, audições de piano e guitarra, uma atuação do grupo de teatro e ainda um momento pelo grupo de cantares.  

A Equipa formadora destaca que a Festa das Famílias é aberta não apenas aos familiares dos jovens em discernimento vocacional, mas também a todas as comunidades paroquiais e respetivos párocos, reforçando a identidade do Seminário como  “Casa de todos”.