twitter

Bispo de Bragança-Miranda pede que haja presépios vivos no Natal

Bispo de Bragança-Miranda exorta que a cada um acolha o Deus menino no seu coração
Fotografia DR

Publicado em 21 de dezembro de 2024, às 15:52

Mensagem de Natal de D. Nuno Almeida pede que cada família seja um verdadeiro presépio

O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, afirma, na sua mensagem de Natal 2024, que, todos os anos, «são construídos presépios originais, deslumbrantes, surpreendentes», há até presépios ao vivo, mas «o que realmente mais importa é que haja presépios vivos».

«Presépios vivos são os corações habitados pelo bem. É aí que Jesus quer renascer! Que o coração de cada um de nós esteja preparado para acolher com alegria o Deus Menino», explica D. Nuno Almeida, na mensagem divulgada esta quinta-feira, dia 19 de dezembro, pela Diocese de Bragança-Miranda.

O bispo diocesano acrescenta que presépios vivos são também «as famílias e as comunidades» unidas e reunidas no amor verdadeiro, destacando que é no berço dos relacionamentos humanos que «Maria quer de novo colocar o seu Filho para iluminar». 

«Que a nossa família tenha um presépio e, sobretudo, seja presépio, construído com gestos de proximidade, de perdão e reconciliação! Que as nossas comunidades cristãs vivam e partilhem a alegria e a esperança do Evangelho, para que possamos ouvir, tocar e ver Jesus, o Salvador!», sublinhou o bispo de Bragança-Miranda.

D. Nuno Almeida, na mensagem aos seus diocesanos, refere que estão «todos sedentos de Paz», e incentiva que, como os pastores, sejam «peregrinos de esperança em direção a Belém e que o Príncipe da Paz a todos envolva com a sua luz e alegria».

A mensagem de Natal 2024 do bispo de Bragança-Miranda, intitulada “Presépios vivos de esperança”, foi traduzida para «linguagem e escrita fácil», numa iniciativa realizada com o Serviço Diocesano da Pastoral a Pessoas com Deficiência. 

A diocese católica explica que este tipo de leitura fácil «pode ajudar as pessoas que têm dificuldade em compreender as coisas».