Em comunicado enviado às redações, a empresa que gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento básico de sete dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo adianta que a empreitada, agora concluída, e orçada em 630 627,80 euros, foi iniciada em fevereiro. «Conjugando este investimento de renovação de redes com os investimentos de criação de zonas de monitorização e controlo, no âmbito dos quais foram instalados caudalímetros e válvulas de controlo de pressão, é possível concluir que estas obras evitarão o desperdício anual de 70 mil metros cúbicos, ou seja, 70 milhões de litros de água, no troço de rede de abastecimento de água ao longo da EN 101 no município de Valença», reforça a empresa.
Segundo a AdAM, a intervenção, «com um prazo de execução de 180 dias, contemplou a renovação de aproximadamente 11 quilómetros de redes de abastecimento de água, beneficiando a totalidade da população do município de Valença», segunda cidade do distrito de Viana do Castelo. «Estas remodelações decorreram de estudos em parceria com o município de Valença, através dos quais foi efetuado o diagnóstico da rede de abastecimento de água existente, nomeadamente, a nível do seu estado funcional», sustenta a empresa.
A AdAM acrescenta que «foram definidas as soluções técnicas a executar de modo a se obterem os níveis de segurança, qualidade e quantidade no abastecimento de água à população abrangida».O «investimento foi cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, no âmbito de uma operação que totaliza cerca de 14 milhões de euros para melhoria da eficiência hídrica nos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira».
Autor: Redação/Lusa