twitter

Terras de Bouro distingue 14 personalidades com Chaves de Honra do Concelho

Fotografia DM

Publicado em 22 de outubro de 2026, às 10:04

Manuel Tibo destacou a importância do reconhecimento, da confiança e do sentido de comunidade numa cerimónia integrada nas comemorações dos 512 anos da atribuição da Carta de Foral.

A manhã da passada quarta-feira ficou marcada pela gratidão, reconhecimento e valorização da identidade do território, na cerimónia de entrega das Chaves de Honra do Concelho de Terras de Bouro, no Auditório Municipal. O momento solene, integrado na Semana Comemorativa dos 512 anos da atribuição da Carta de Foral a Terras de Bouro por D. Manuel I, distinguiu 14 personalidades pelo apoio e colaboração prestados ao concelho e contou com a presença do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes.

Para o Presidente do Município, Manuel Tibo, a entrega das distinções representa muito mais do que um gesto simbólico. 

“Uma chave não é apenas um objeto simples ou simbólico”, afirmou, descrevendo-a como “um sinal de confiança, uma expressão de amizade e uma manifestação de apreço” por aqueles que contribuem para o desenvolvimento do concelho. 

“Hoje, Terras de Bouro escolhe reconhecer, escolhe agradecer e escolhe valorizar as pessoas”, sublinhou Manuel Tibo, defendendo que a construção do futuro não depende apenas de tecnologia, investimentos ou infraestruturas, mas também da confiança, do respeito e do sentido de comunidade.

O autarca destacou que este caminhar em conjunto é essencial para enfrentar as condicionantes e dificuldades inerentes a um território de baixa densidade, enfatizando que a data deve ser vivida em harmonia e servir para valorizar aqueles que ajudam a cuidar das pessoas e a construir um futuro melhor para Terras de Bouro.

Num momento emotivo e de partilha, o Município de Terras de Bouro atribuiu as Chaves de Honra do Concelho às seguintes personalidades:

  • António Augusto Magalhães da Cunha;
  • José Carlos Pimenta Machado:
  • Nuno Miguel Soares Banza;
  • João Manuel do Amaral Esteves;
  • Manuel da Rocha Moreira;
  • António Cardoso Barbosa;
  • António Benjamim Costa Pereira;
  • António Fernando Nogueira Cerqueira Vilela;
  • Luís Pedro de Carvalho Martins:
  • Rafael Gomes Amorim;
  • Sandra Albertina da Silva Nogueira Rodrigues Vinhais Sarmento;
  • Inês Costa Andrade;
  • Francisco Manuel Fernandes Campilho Gonçalves Pereira;
  • João Manuel Nogueira Leite Ferreira.

Visão estratégica e a coesão territorial

A atribuição das distinções mereceu também a atenção do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, presente nas celebrações. O mesmo aproveitou o momento para vincar a importância estratégica do concelho, classificando-o como uma mais-valia não só a nível nacional, mas também europeu, e destacando a brutal biodiversidade que o caracteriza.

Para o Ministro, a entrega das chaves a figuras que se ligam e dão contributo ao território reflete a própria essência da coesão territorial defendida para o país. José Manuel Fernandes reforçou que o Estado e os fundos comunitários devem privilegiar e apoiar regiões como Terras de Bouro, garantindo que as populações tenham condições e incentivos para permanecer nos seus locais de origem.

O direito a ficar e o futuro do interior

Sublinhando o “direito a ficar” como um princípio fundamental para quem escolhe viver no interior, José Manuel Fernandes apontou que a fixação de pessoas nestes territórios vai muito para além do financiamento, exigindo também simplificação legislativa e a ausência de obstáculos estatais ao desenvolvimento local.

A cerimónia das Chaves de Honra do Concelho celebrou assim não apenas o passado histórico institucional de Terras de Bouro, mas também o capital humano e as parcerias estratégicas que continuam a moldar o futuro e a vitalidade do concelho.