O Município de Guimarães vai promover, nos dias 3 e 4 de outubro, a iniciativa “PLOGGING 40 KMTS PARTILHA”, uma caminhada pelo Caminho de Torres que alia a descoberta do território à recolha de resíduos. As comemorações do Dia Nacional do Peregrino prosseguem depois a 13 de outubro, com a realização de um colóquio dedicado aos temas da sustentabilidade e da natureza.
A ação é organizada em parceria com o Laboratório da Paisagem e com a Delegação de Guimarães da Associação Espaço Jacobeus, surgindo integrada na programação de Guimarães Capital Verde Europeia 2026.
Com a realização da caminhada, os promotores pretendem sensibilizar a população para a preservação ambiental da paisagem e valorizar o Caminho de Torres enquanto itinerário de peregrinação.