twitter

Câmara de Barcelos abre concurso para multiusos avaliado em 12,7 milhões

Fotografia DR

Redação/Lusa

Publicado em 17 de abril de 2026, às 20:42

Novo espaço terá capacidade para acolher mais de 3.500 pessoas

A Câmara de Barcelos aprovou a abertura do concurso público para a conceção e construção de um multiusos, um investimento estimado de 12,7 milhões de euros, foi  ontem anunciado.

Em comunicado, o município refere que, após a conclusão do procedimento concursal, a obra terá um prazo de execução de 24 meses.

A área total de intervenção, incluindo espaços exteriores, ascende a cerca de 27 mil metros quadrados.

O Multiusos – Barcelos Arena desenvolver-se-á numa nave principal distribuída por três pisos, com capacidade para acolher mais de 3.500 pessoas.

Ficará localizado nos terrenos contíguos ao Centro de Treinos Adelino Ribeiro Novo, junto ao Estádio Cidade de Barcelos. De acordo com a nota justificativa do estudo prévio, o futuro equipamento destina-se à realização de atividades que exigem espaços cobertos de grande dimensão, nomeadamente espetáculos de música e entretenimento, congressos e eventos corporativos, iniciativas de natureza política, religiosa e cultural, bem como feiras com stands modulares.

O complexo integrará um parque de estacionamento exterior com capacidade aproximada para 180 viaturas ligeiras, acessos dedicados a automóveis e autocarros, bem como percursos de ligação ao atual complexo desportivo.

Está igualmente prevista a criação de uma praça exterior sobrelevada, onde se implantará o pavilhão multiusos, com uma área estimada de 7.500 metros quadrados.

Sob esta plataforma, serão ainda disponibilizados espaços destinados ao estacionamento de veículos pesados de apoio a eventos, autocarros e meios de socorro.

O projeto contempla também uma área de restauração e bar, com possibilidade de integração de esplanada exterior com vista para o estádio e campos de treino, podendo funcionar de forma autónoma em períodos sem realização de eventos.