Até 16 de agosto, o Ciclo de “Cinema na Vinha” propõe uma “Viagem pelos Sentidos” nas sessões distribuídas entre os jardins da Casa dos Vinhos Verdes – Palacete Silva Monteiro, no Porto, e as vinhas de várias quintas de produtores da Região Demarcada dos Vinhos Verdes.
Promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), o Ciclo de “Cinema na Vinha” apresenta uma programação de cinema diversificada e integra provas de diferentes perfis de Vinhos Verdes e sorvetes com sabores das castas mais emblemáticas da região, entre outras atividades de enoturismo preparadas em cada local.
«Os verões na Região dos Vinhos Verdes são sempre um convite à experiência e, graças à crescente oferta de enoturismo da região, não faltam propostas para descobrir e saborear durante estes meses. Contudo, o Ciclo de “Cinema na Vinha” tem conquistado cada vez mais espectadores que, um pouco por toda a região, gostam de usufruir desta sala de cinema a céu aberto que lhes apresenta uma programação alargada e a oportunidade de harmonizar o cinema com diferentes perfis de vinhos da Região dos Vinhos Verdes», destaca a presidente da CVRVV, Dora Simões.
Para os curadores da iniciativa, Paulo Cunha e Tiago Fernandes, «este é um convite para replicar uma autêntica prova organoléptica, apreciando a cor, textura, aroma e sabor de obras cinematográficas provenientes de várias latitudes, mas que, tal como acontece com os Vinhos Verdes, captam de forma única o que de melhor se faz nesses locais». «Neste sentido, ao longo deste ciclo pretendemos explorar e saborear a diversidade cultural e cinematográfica do mundo, viajando por paisagens autóctones e modos de viver singulares», referem.
Tendo começado a 20 de junho, o programa inclui sessões, na Casa dos Vinhos Verdes, hoje, 11 de julho – “Central do Brasil”; amanhã, 12 de julho – “Flow”; 25 de julho – “O corno do centeio; 26 de julho – “Estamos no ar”; 8 de agosto – “Gloria!” e 9 de agosto – “Os Chapéus de Chuva de Cherburgo”.
Nos produtores da região, a programação contempla a exibição de “Siga a Banda” a 18 de julho na Adega de Ponte de Lima, a 19 de julho na Aveleda (Penafiel) e a 16 de agosto na Quinta da Lixa (Amarante). Na Casa da Tojeira (Cabeceiras de Basto) é exibido, a 2 de agosto, “O Barco do Amor” e nas Quintas de Melgaço, a 15 de agosto, “O Monge e a Espingarda”. A iniciativa já passou pela Quinta da Raza (Celorico de Basto), Quinta das Arcas (Valongo) e Quinta de Santa Cristina (Celorico de Basto).
As sessões têm início pelas 21h30 e são limitadas a um máximo de 50 pessoas. Os bilhetes estão disponíveis em www.vinhoverde.pt ou através dos contactos de cada espaço aderente.