Viana do Castelo alcançou, entre janeiro e outubro de 2024, um número recorde de hóspedes, consolidando-se como um dos destinos turísticos em maior ascensão em Portugal. O aumento significativo de visitantes, tanto nacionais como internacionais, está a impulsionar o crescimento do setor no concelho. A cidade também continua a investir no desenvolvimento de novas infraestruturas e na valorização do seu património, como foi evidenciado na recente cerimónia de assinatura de contratos da Agenda do Turismo para o Interior.
O evento, que decorreu esta sexta-feira no Castelo Santiago da Barra, foi presidido pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e contou com a presença de Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que aproveitou para destacar o “trilho de sucesso” que o concelho tem percorrido no setor turístico. O autarca sublinhou que “Viana do Castelo tem tido o reconhecimento e a reputação que merece, graças a um trabalho consistente e único, sustentado por várias parcerias”.
A cerimónia, organizada pelo Turismo de Portugal, Câmara Municipal de Viana do Castelo e Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, contou também com a presença de Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, e Luís Pedro Martins, Presidente da Entidade Regional de Turismo.

Durante o evento, foi anunciado o início da requalificação do Auditório Dr. Francisco Sampaio, localizado no Castelo Santiago da Barra, que fará parte de uma empreitada de valorização do edificado. A intervenção inclui a criação de um centro interpretativo dedicado aos Caminhos de Santiago, uma nova atração cultural que deverá aumentar ainda mais a atratividade de Viana do Castelo como destino turístico.
Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o turismo em Viana do Castelo continua a crescer a um ritmo acelerado. Entre janeiro e outubro de 2024, o concelho registou os melhores resultados de sempre em termos de hóspedes, dormidas e proveitos. As dormidas aumentaram cerca de 2% em comparação com o mesmo período de 2023, totalizando 301.665, com destaque para o crescimento das dormidas de turistas estrangeiros.
O mercado norte-americano (+45%), italiano (+36%), dos Países Baixos (+29%) e britânico (+26%) foram os que mais cresceram em termos de dormidas, demonstrando o crescente interesse de turistas internacionais pela cidade.
Além disso, o número de hóspedes aumentou 6% em relação ao ano passado, com um total de 171.280 visitantes, sendo que os turistas estrangeiros representaram a maior parte desse crescimento. Os mercados de EUA (+44%), Reino Unido (+35%) e Alemanha (+30%) destacaram-se entre os países com maior aumento no número de hóspedes.
Durante a cerimónia, também foi destacada a Linha + Interior Turismo, com uma dotação de 20 milhões de euros, destinada a financiar projetos de desenvolvimento turístico nos territórios do interior. Entre os sete projetos apoiados estão iniciativas em Trás-os-Montes, Peneda-Gerês e Côa, que visam promover o turismo sustentável, a valorização dos recursos locais e a dinamização das economias regionais.