twitter

Dezembro no Minho: Mês pouco chuvoso e com temperaturas amenas

Fotografia CM Braga

Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2024, às 12:02

Análise do Centro de Estudos Climáticos do MeteoFreixo.

O mês de dezembro no Minho foi considerado pouco chuvoso e com temperaturas baixas, mas dentro dos valores normais para a época, segundo a análise do Centro de Estudos Climáticos do MeteoFreixo, de Ponte de Lima.

De acordo com a análise, a temperatura média foi ligeiramente superior à normal (+0,5 graus), mas o facto mais relevante foi a escassa precipitação registada neste dezembro, com apenas 87 mm acumulados, ficando 61% abaixo do valor habitual (220 mm).

“O mês de dezembro registou uma alternância entre períodos mais amenos e mais frios, sendo a segunda e a quarta semanas as mais frias, com mínimas abaixo dos 5 graus, o que proporcionou as primeiras geadas. Por outro lado, a primeira e a terceira semana foram consideravelmente mais amenas, com as máximas a rondar os 20 graus. De facto, os dias de Natal, 24 e 25 (e também o dia 17), foram bastante amenos, com máximas a ultrapassar os 20 graus”, refere o relatório do MeteoFreixo.

A ausência de noites frias foi outra evidência preocupante, uma vez que a média das mínimas deste mês foi de 7,7 graus, e novembro de 2024 também registou mínimas muito suaves, especialmente entre os dias 4, 5 e 6, cujas mínimas foram superiores a 15 graus.

Apesar da média mensal ter sido considerada normal, com +0,5 graus, os dias 1, 17, 18 e 25 foram bastante amenos, com valores médios a rondar os 15 graus, ou seja, com um desvio positivo de cerca de 5 graus.

No que diz respeito à pluviosidade, os 87 mm acumulados durante o mês de dezembro, 61% abaixo do valor normal, indicam um regime de precipitação pouco significativo, com um dia de chuva torrencial (18 de dezembro), que registou quase 60 mm de acumulado. Num único dia, choveu cerca de 70% (69%) do total de precipitação do mês. É de salientar que este regime de precipitação escassa e torrencial, registado em dezembro, foi muito semelhante ao do mês anterior.

Segundo o gráfico termopluviométrico de 2024, dezembro foi, em termos absolutos, pouco chuvoso, sendo o quarto mês menos pluvioso do ano, apenas à frente de junho, julho e agosto. Aliás, este dezembro foi ainda menos chuvoso que abril e novembro. Quanto à temperatura, dezembro foi bastante mais frio do que novembro, com uma descida significativa da média, de quase 5 graus.

A previsão para a primeira quinzena de janeiro na região do Minho aponta para maior instabilidade atmosférica, com períodos de chuva, mas com temperaturas menos baixas, devido ao fluxo de oeste que traz mais humidade, suavizando assim as temperaturas.