twitter

José Manuel Fernandes visitou Feira Anual de Santa Catarina em Celorico de Basto

Fotografia Divulgação

Redação

Publicado em 24 de novembro de 2024, às 16:21

Ministro da Agricultura ouviu o apelo do autarca para dar atenção especial às necessidades do concelho

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, esteve hoje em Celorico de Basto para visitar a Feira Anual de Santa Catarina.

O programa da visita incluiu um encontro do ministro com o executivo municipal, os presidentes das várias juntas de freguesia, representantes de associações locais e agricultores. 

Segundo explica o comunicado, durante este momento de diálogo, foram abordadas as necessidades do setor agrícola local e destacada a importância do apoio ao mundo rural. 

Na presença do ministro, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, enfatizou o papel da agricultura na economia local e apelou ao ex-autarca de Vila Verde para dar especial atenção às necessidades do concelho. 

“Este é um concelho que se orgulha de ser um dos maiores produtores de vinho verde da Região dos Vinhos Verdes. A nossa agricultura é vital para o desenvolvimento económico e social do território, precisamos do apoio e empenho do estado para introduzir modernização e inovação e conseguir seduzir uma nova vaga de agricultores para o setor”.

Por sua vez, José Manuel Fernandes destacou a relevância da agricultura para o país: 

“A agricultura é essencial para a construção de um país mais coeso e competitivo. Este governo está empenhado em valorizar o setor e respeitar os agricultores, garantindo-lhes condições para continuarem a ser protagonistas na sustentabilidade e na inovação do país.”

No final do encontro, todos tiveram a oportunidade de partilhar uma tradição gastronómica única desta feira: a sopa de nabos, uma tradição centenária que celebra a identidade cultural da região e uma visita à feira franca e exposição animal, onde o ministro teve oportunidade de contactar diretamente com os expositores e produtores locais, celebrando um dos momentos mais significativos do calendário anual de atividades do concelho.