twitter

Freguesia de Lanheses vai ter Casa Mortuária

Fotografia DR

Redação

Publicado em 14 de outubro de 2024, às 09:13

Obra custará 150 mil euros.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai apoiar a construção da Casa Mortuária de Lanheses, num investimento que deverá rondar os 150 mil euros.

A informação foi avançada pela autarquia aquando da apresentação do anteprojeto do equipamento, na passada sexta-feira, com a presença do presidente da Câmara de Viana do Castelo.

Com data de conclusão prevista antes do verão de 2025, a futura Casa Mortuária de Lanheses terá duas salas contíguas de repouso, que podem ser transformadas num espaço de maiores dimensões, para além de espaços de apoio, instalações sanitárias, arrumos e copa.

Durante a sessão, quue decorreu no Salão do Centro Paroquial e Social de Lanheses, o presidente da Câmara de Viana, Luís Nobre,  disse que este novo equipamento será um espaço «com a dignidade» e pautado pela «sensibilidade, esperança e conforto».

«Queremos que este seja um espaço de emoções e de reconhecimento de percursos de vida», assumiu o autarca.

O equipamento será construído num terreno adquirido pela Junta de Freguesia, próximo da igreja, cemitério e zona de estacionamento.

Filipe Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Lanheses, considerou a nova Casa Mortuária um equipamento «essencial para o desenvolvimento da freguesia», que vem responder a um a necessidade antiga da população.   

A nova Casa Mortuária substituirá as duas capelas que têm sido utilizadas, mas que já não possuem condições adequadas para a realização dos funerais.