twitter

Misericórdia de Barcelos investe 2,5 ME em residência para estudantes

Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 02 de setembro de 2024, às 17:47

A residência vai contar com 43 camas.

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos vai investir 2,5 milhões de euros para converter um edifício do século XVIII numa residência estudantil com 43 camas, foi anunciado esta segunda-feira. Em comunicado, a instituição refere que em causa está a reconstrução, alteração e ampliação da Casa de Santa Maria, situada no centro histórico de Barcelos e devoluta há alguns anos.

O auto de consignação da obra vai ser assinado na quarta-feira, sendo o prazo de execução de perto de 18 meses. O investimento será comparticipado até 1,6 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Citado no comunicado, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos sublinha que a intervenção pode levar mais pessoas a viver no centro da cidade, “o que é de realçar nos tempos que correm”. Nuno Reis acrescenta que o projeto, além de salvaguardar património antigo, “vai permitir à Santa Casa poder cumprir mais uma das Obras de Misericórdia, dando pousada aos que hoje são também peregrinos, os estudantes deslocados, designadamente os mais desfavorecidos economicamente”.

Para o responsável, trata-se de “uma resposta às necessidades que a pressão do mercado imobiliário impôs, sobretudo nos últimos anos. As camas serão disponibilizadas “a custos acessíveis”.