twitter

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso já esterilizou 384 animais de companhia

Fotografia Pexels

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 01 de fevereiro de 2024, às 14:48

Desde Maio de 2022, já foram esterilizados 146 cães e 238 gatos, números que apontam para o sucesso desta iniciativa.

Já no final do ano passado os números registados deixavam perceber que a decisão de levar a efeito este procedimento se tinha revelado da maior pertinência devido à adesão verificada, grças aos benefícios que a esterilização dos animais permite não só na sobrepopulação canina e felina como para a saúde dos animais.

Com esta consciência, o Município da Póvoa de Lanhoso, em colaboração com associações (CAPA – Clube de Adoção e Proteção de Animais, Movimentos Gatos de Rua e Bigodes de Ouro), iniciou este processo de controlo da natalidade de cães e gatos que permitiu que, na primeira fase, fossem abrangidos os animais de rua. O segundo momento destinou-se a cães e gatos com donos/as, podendo estes beneficiar de preços reduzidos.

Esta campanha continua em curso e as pessoas interessadas devem dirigir-se à respetiva Junta de Freguesia ou aos serviços veterinários municipais.

Esta é ainda uma medida determinante para o controlo populacional de animais de companhia e, como tal, para a diminuição dos animais abandonados.