twitter

Vila de Pevidém encanta o Natal com concerto de mítico coro infantil

Fotografia DM

Rui de Lemos

Jornalista

Publicado em 23 de novembro de 2023, às 09:57

Programa deste ano empresta «qualidade e dimensão» ao evento “Pevidém, Vila Encantada”.

O mítico Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras, célebre pela canção “A todos um bom Natal”, vai atuar na vila de Pevidém, em Guimarães, na de abertura da edição deste ano do programa natalício “Vila Encantada”, no dia 8 de dezembro. O programa do evento foi anunciado ontem e ficará marcado por este concerto, a par da chegada do Pai Natal e de um ciclopasseio de pais natais. 

Este será, com certeza, «um bom Natal para todos nós» na vila de Pevidém, no concelho de Guimarães, cumprido que estará o «sonho antigo» de trazer ao programa da “Vila Encantada” a atuação do mítico Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras, regozijou Rui Fernandes, dirigente da Associação Sol do Miral que, conjuntamente com a Junta de Freguesia, é responsável pela organização do evento.

«Praticamente desde o início deste evento, que conta sete anos, que tínhamos o desejo de trazer aqui o Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras por tudo o que representa no nosso imaginário coletivo e, finalmente, este ano foi possível, o que nos enche de muita alegria e orgulho», explicou e considerou Rui Fernandes, ontem, na apresentação daquele programa de animação natalícia da vila têxtil do concelho de Guimarães. O concerto vai acontecer a 8 de dezembro, pelas 16h00, no dia de abertura de mais uma edição de “Pevidém, Vila Encantada”, tornando realidade «o sonho antigo» da organização.

Ainda segundo o dirigente da Sol do Miral, aquele concerto «só agora se tornou possível por razões logísticas, porque estamos a falar de crianças e de um total de 40 elementos. Como este ano o feriado calha a uma sexta-feira, têm mais tempo para voltarem a casa e poderem descansar, sem a pressão de irem para a escola no dia seguinte. São 40 crianças, um maestro e três coordenadores que certamente vão mesmo dar encanto a uma tarde de música, canto, dança e alegria», descreveu Rui Fernandes, na conferência de imprensa que decorreu na sede da Junta de Freguesia.

O dia de abertura será, de resto, muito intenso, com aquele concerto no coreto da Praça Francisco Inácio ou no Centro Paroquial de Pevidém – em caso de chuva –, antecedido de atuações dos grupos de dança de dois ginásios da vila e do Grupo Coral Infantil e Juvenil de Pevidém, além da apresentação do livro infantil “O menino borboleta”. Depois acontecerá a chegada do Pai Natal à “vila encantada”, pelas 16h45, acompanhado pelas canções de Natal de Inês Cardoso, pelas guloseimas e por uma máquina de presentes, além da abertura da Casa do Pai Natal. «Como vivemos num sítio com fábricas, as crianças vão tirar os seus brindes e goluseimas de uma máquina de fábrica», suportou Rui Fernandes.

A inauguração da iluminação natalícia está agendada para as 17h30, com atuações do coro da Academia de Música Albano Abreu Coelho Lima, do agrupamento do Corpo Nacional de Escutas, Orfeão da Coelima, Grupo Coral de Pevidém e da Associação Vida a Cores. Paralelamente, realiza-se um Mercadinho de Natal entre as 14h30 e as 19h00.

O restante programa acontece a 16 de dezembro, com um passeio de bicicleta de Pais Natais, pelas 15h00, que percorrerá ruas e caminhos, tendo paragens no Lar de São Jorge e no pólo do Centro Social de Brito. A 23 de dezembro haverá concerto da Banda da Sociedade Musical de Pevidém, na igreja paroquial, e a 7 de janeiro o Encontro de Reis, às 15h00, no Centro Paroquial.