twitter

Casal de idosos morre em habitação inundada em Fernão Ferro

Fotografia Rui Minderico

Redação/Lusa

Publicado em 13 de novembro de 2025, às 16:00

Presidente da República, Primeiro Ministro e Bspo de Setúbal apresentaram condolências.

Um casal, com mais de 80 anos, morreu hoje de manhã na habitação em que vivia, em Fernão Ferro, e que inundou devido à chuva forte que caiu durante a noite, disse à Lusa fonte da proteção civil municipal.

“O casal, na casa dos 80 anos, foi encontrado morto hoje de manhã na casa onde habitavam e que inundou”, disse à Lusa Rui Pablo, do Serviço de Proteção Civil Municipal do Seixal, no distrito de Setúbal.

Contactado pela agência Lusa o comandante Sérgio Moura, do Comando Sub-Regional da Península de Setúbal, adiantou que o alerta para a situação, que foi inicialmente noticiada pelo Correio da Manhã, foi dado às 08:52.

“Os meios tiveram dificuldades em chegar ao local devido a inundações na via pública. Primeiro, houve a necessidade de resolver a situação para que os meios conseguissem passar”, contou.

De acordo com Sérgio Moura, quando os meios de socorro chegaram ao local a casa estava submersa e o casal de idosos em paragem cardiorrespiratória.

No local, estão os Bombeiros do Seixal, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Guarda Nacional Republicana (GNR).

O distrito de Setúbal tem sido um dos mais afetados pelo mau tempo que se faz sentir desde a madrugada de hoje.

Nos concelhos o Montijo e do Seixal há informação de várias estradas inundadas e veículos imobilizados devido à chuva forte.

Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão a ser afetados desde quarta-feira pelos efeitos da depressão Claudia, com chuva, vento e agitação marítima fortes.

Na Estrada Nacional (EN) 378, entre o Seixal e Sesimbra, houve vários carros bloqueados devido a inundações.

Já de acordo com a Câmara Municipal do Montijo, existem “várias escolas fechadas durante o período da manhã devido ao mau tempo”, situação que se verifica também no concelho da Moita,

Em Setúbal, segundo o comandante dos sapadores bombeiros foram registadas 64 ocorrências, a maior parte das quais inundações, na zona de Azeitão.

De acordo com as informações recolhidas pelos serviços municipais de proteção civil, as situações mais complicadas ocorreram no Seixal.

Entretanto, o Presidente da República lamentou a morte deste casal de idosos. Numa mensagem publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa "manifesta a sua solidariedade aos familiares das duas vítimas da tempestade desta noite no Seixal", no distrito de Setúbal.

Na mesma nota, o chefe de Estado acrescenta que "não pode deixar de sublinhar que a tragédia natural depara infelizmente tantas vezes com a precariedade da vida e da habitação de setores mais idosos ou mais pobres da população".

Também o Primeiro Ministro apresentou condolências em seu nome e do Governo. “Foi com uma profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento de um casal de idosos em Fernão Ferro, Seixal, fruto da tempestade Cláudia”, referiu Luís Montenegro numa publicação na rede social X.

O bispo de Setúbal também lamentou a morte do casal. "Com enorme tristeza recebi a notícia da morte de um casal de octogenários, hoje, em Fernão Ferro, Seixal, em consequência do mau tempo que tem atingido a nossa Diocese de Setúbal. Esta tragédia […] deixa a nossa comunidade mais pobre e mais silenciosa", escreveu o cardeal Américo Aguiar numa nota divulgada esta manhã.

Dirigindo uma palavra de “grande proximidade e respeito a família e amigos, que agora enfrentam uma dor profunda e difícil de suportar”, Américo Aguiar agradece também a “todos os que, nestas horas de grande aflição, estão no terreno a responder aos inúmeros pedidos de ajuda: os bombeiros, os agentes de proteção civil, as forças de segurança, os trabalhadores das autarquias e tantos concidadãos que, com generosidade e sentido de comunidade, não hesitam em ajudar”.