Um casal foi detido na última quinta-feira, em Setúbal, por alegado homicídio da mãe do suspeito, uma idosa de 98 anos, de acordo com a informação divulgada hoje pela Polícia Judiciária.
Segundo a PJ, os factos foram reportados pela PSP, que comunicou a descoberta de um cadáver numa residência naquela cidade, sendo o caso alvo de investigação.
“Após deslocação ao local, foi possível determinar que a morte ocorreu num contexto de grande sofrimento e de ausência de cuidados mínimos de higiene, alimentação e saúde, devido a uma omissão consciente por parte dos suspeitos”, explica a PJ em comunicado.
“O quadro inicial foi posteriormente complementado pelos resultados da autópsia médico-legal, que indicaram que a vítima, que padecia de demência e era totalmente dependente, viveu, ao longo dos últimos meses, com a cabeça do fémur partida, acamada, sem que os seus familiares ‘cuidadores’ se preocupassem com o seu bem-estar, deixando-a deliberadamente à sua sorte, o que resultou na sua morte”, refere ainda a PJ.
Os detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.