O SC Braga oficializou hoje a contratação de Adrian Bajrami, defesa central internacional suíço, que assinou um vínculo válido com o clube arsenalista até 2031. Os minhotos desembolsaram 2,8 milhões de euros ao Luzern pela totalidade do passe do jogador.
Em comunicado, o conjunto minhoto explica que o acordo prevê ainda o pagamento de até 500 mil euros adicionais, mediante o cumprimento de objetivos individuais e coletivos. O emblema suíço salvaguardou também 12 por cento de uma futura mais-valia numa eventual transferência do jogador. Bajrami fica protegido por uma cláusula de rescisão fixada nos 40 milhões de euros.
Nascido em Langenthal (Suíça), mas com ascendência albanesa, o atleta começou a dar nas vistas no Young Boys (Suíça). Antes de rumar, em 2019/20, a Portugal, para a equipa de sub-17 do Benfica. Foi nos ‘encarnados’ que cumpriu todo o processo de formação, passando pelos sub-19, sub-23 e equipa B, até se estrear pela equipa principal, em 2024/25 (1 golo em 6 jogos), antes de rumar ao Luzern. Ao serviço do clube suíço, somou 37 jogos na última temporada.
Internacional pela Suíça, pela qual conta uma internacionalização, o defesa representou também a Albânia em três encontros de caráter particular.
O SC Braga comunicou ainda que o jogador já se juntou ao grupo liderado pelo técnico Carlos Vicens e cumpriu os exames médicos.
«Quando surgiu esta oportunidade não pensei muito»
Adrian Bajrami mostrou-se entusiasmado com o início da sua aventura ao serviço do SC Braga, assumindo que o regresso ao futebol português foi uma decisão imediata assim que surgiu a possibilidade de representar os minhotos.
«Muito feliz com esta nova etapa da minha vida. Quando surgiu esta oportunidade não pensei muito, queria voltar para Portugal, para um país que eu conheço bem, também um clube que eu conheço muito bem e por isso estou muito feliz», afirmou o defesa-central, em declarações divulgadas pelo clube.
Apesar de admitir que não contava regressar tão cedo a Portugal, Bajrami explicou que a oportunidade de representar o SC Braga dissipou qualquer dúvida.
«Não esperava, sinceramente, mas como eu já disse, quando surgiu esta oportunidade não pensei muito, para mim era óbvio que eu queria regressar a Portugal e integrar uma equipa da qualidade do SC Braga. Acompanhei o SC Braga na época passada também e fiquei impressionado com a forma como a equipa jogou. Tem grandes adeptos e para mim, quando surgiu esta oportunidade, não pensei duas vezes», sublinhou.
O internacional suíço descreveu ainda as principais características que procura colocar ao serviço da equipa: «Sou um jogador que gosta de ter bola, gosta de fazer parte da construção de jogo da equipa. Odeio perder e de mim podem esperar um jogador que vai entrar sempre em campo para ganhar e para ajudar a equipa durante os 90 minutos».
Quanto às metas para esta nova etapa da carreira, Bajrami apontou o sucesso coletivo como prioridade.
«Quero ajudar a equipa a alcançar os objetivos que temos definidos e queremos ganhar o máximo possível. Estou muito feliz por estar aqui, ansioso por começar a jogar e vemo-nos no estádio», concluiu.