twitter

Mês de maio repleto de atividades promovidas pelo GDR Santa Tecla

Fotografia DR

Mara Soares

Jornalista

Publicado em 24 de abril de 2026, às 12:49

Clube assinala 90 anos com torneio ibérico de futebol de caricas, arraial minhoto, caminhada solidária, fado, e muito mais.

O Grupo Desportivo e Recreativo de Santa Tecla, coletividade bracarense fundada em 1936, assinala em maio o seu 90.º aniversário com um vasto programa comemorativo que se estende ao longo de várias datas, reunindo iniciativas culturais, desportivas e recreativas dirigidas à comunidade.

As celebrações arrancam no dia 2 de maio, na sede do clube, com a inauguração da ‘Galeria dos Presidentes’. A manhã inicia-se pelas 9h30 com a concentração dos participantes, seguindo-se, às 10h00, o hastear da bandeira. Quinze minutos depois decorre a cerimónia inaugural da galeria, biblioteca e museu, complementada por uma visita a uma exposição fotográfica dedicada à história da coletividade. Às 11h00 realiza-se uma missa em homenagem aos presidentes falecidos.

O programa prossegue com um almoço-convívio às 12h30, também na sede. Durante a tarde, pelas 15h00, há um espetáculo com tunas da Universidade do Minho. Já à noite, a partir das 21h30, o destaque vai para uma noite de fado com a fadista Ana Rita Caldas, complementada por momentos de entretenimento com o artista televisivo Daniel Fernandes.

1.º Open Ibérico Futebol Caricas

As comemorações continuam nos dias 8, 9 e 10 de maio com a realização do 1.º Open Futebol Caricas. A iniciativa tem início na noite de dia 8, às 21h00, com a abertura oficial, seguida da abertura do bar e de animação musical com o grupo Deluxom.

No dia seguinte, 9 de maio, as atividades arrancam logo pela manhã, às 8h30, com a preparação da competição, sendo o início do torneio marcado para as 9h00. O dia inclui ainda animação musical, culminando às 22h00 com um espetáculo do grupo Sétima Vaga.

O evento desportivo termina a 10 de maio, com a fase final do torneio a começar às 9h00. A entrega de prémios está agendada para as 12h00, seguindo-se o encerramento oficial às 12h30.

Torneio de Sueca

No dia 16 de maio o Santa Tecla promove um torneio de sueca, marcado para as 15h00, acompanhado por animação musical gravada. As inscrições decorrem previamente na sede do clube, a partir de 11 de maio.

Caminhada Solidária

Haverá ainda no dia 24 de maio a realização da ‘Caminhada Solidária’. A preparação está prevista para as 08h00, e o início marcado para as 09h30, com a presença da equipa de atletismo do GDR Santa Tecla.
 

Arraial Minhoto

O programa comemorativo encerra no dia 30 de maio, com um arraial minhoto com os ‘Amigos de Braga’ (grupo de concertinas), às 15h00. Seguido de convívio e porco no espeto, pelas 16h30.