A equipa A do CX A2D colecionou a sua 14.ª Supertaça AXDB, na 17.ª edição da Supertaça da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, realizada na Biblioteca do Instituto Nun’Alvres. Esta competição marcou o início da época desportiva 2025/2026 do calendário da AXDB.
Nesta prova por equipas participaram o Vitória SC, campeão distrital por equipas, e o Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis, semifinalista vencido da Taça AXDB da época 2024/2025.
Sob direção de Fernando Azevedo, Presidente da AXDB, e arbitragem do Árbitro Nacional Rafael Faria, o encontro foi disputado a quatro tabuleiros. A formação vimaranense, que milita na Primeira Divisão Nacional, partia como favorita, liderada pelo atual Vice-Campeão Nacional Absoluto, o Mestre FIDE Pedro Gil Silva.
Após duas horas de jogo, a equipa famalicense tomou a dianteira com a vitória do capitão Luís Romano, que conduziu as peças brancas no 3.º tabuleiro, frente a Tomás Santos. Quatro horas depois, um resultado inesperado começou a desenhar-se quando o Mestre Nacional Ivo Dias empatou com o Mestre FIDE Samuel Gonçalves no 2.º tabuleiro. De seguida, a vitória do CX A2D foi carimbada com o empate de Carlos Novais perante o Mestre FIDE Pedro Gil Silva no 1.º tabuleiro, e o desfecho final confirmou-se com o triunfo convincente de João Afonso, no 4.º tabuleiro, diante de José Lucas Silva.