A seleção portuguesa de futsal, bicampeã europeia em título, vai defrontar Itália, Hungria e Polónia na fase de grupos do Europeu do próximo ano, coorganizado por Letónia, Lituânia e Eslovénia.
No sorteio hoje realizado em Kaunas, na Lituânia, com a presença do antigo internacional Ricardinho, Portugal ficou colocado no Grupo D, de um total de quatro grupos e 16 seleções que irão lutar pelo título europeu.
Portugal disputará a fase de grupos na Eslovénia, sendo que a fase a eliminar também será nesse país.
A Espanha, recordista de títulos, com sete, e finalista vencida, frente a Portugal, em 2018, era cabeça de série, tal como a seleção das ‘quinas’, e integra o Grupo C, com a anfitriã Eslovénia, a Bielorrússia e a Bélgica.
Portugal e Espanha podem-se defrontar logo nos quartos de final do Europeu, se, na fase de grupos, uma das seleções vencer o seu grupo, mas a outra terminar em segundo, o que dará, desde logo, uma final antecipada na fase seguinte, em que os grupos cruzam.
O sorteio colocou ainda as seleções da Croácia, Geórgia e França no grupo A, junto da Letónia, e Arménia, República Checa e Ucrânia no B, ao lado da Lituânia, com o emparelhamento a ter alguns condicionalismos com Ucrânia e Bielorrússia.
O Europeu está agendado para o período entre 21 de janeiro e 07 de fevereiro, com jogos distribuídos pela Arena Riga, em Riga, Zalgirio Arena, em Kaunas, e Arena Stozice e Tivoli Arena, em Liubliana.
Composição dos grupos:
- Grupo A: Letónia, Croácia, Geórgia e França.
- Grupo B: Lituânia, Arménia, República Checa, Ucrânia.
- Grupo C: Eslovénia, Bielorrússia, Espanha, Bélgica.
- Grupo D: Itália, Hungria, Portugal, Polónia.