twitter

«Acredito que esta seja a situação ideal porque me desafia a liderar»

Fotografia SCB

Mara Soares

Jornalista

Publicado em 07 de outubro de 2025, às 13:37

Cândido Sá é o novo reforço para a equipa de basquetebol do SC Braga.

Cândido Sá, de 32 anos, é o novo reforço do SC Braga para a equipa sénior masculina de basquetebol. O extremo/poste chega proveniente do clube espanhol Cáceres Basket.

O internacional português regressa ao campeonato nacional após passagens por emblemas como o Portimonense SC, AD Ovarense, Sporting CP e SL Benfica, e esteve entre os convocados da seleção nacional que participou no último EuroBasket.

O jogador considera que o projeto do SC Braga é «ambicioso», motivo este que o fez aceitar o convite. «O que me motivou foi o projeto e a visão do clube. O SC Braga é um clube grande, ambicioso e, mesmo sendo o primeiro ano na Liga, sinto que estão a construir algo especial. Nesta fase da minha carreira, procurava o contexto certo, um lugar onde pudesse ter impacto, assumir mais responsabilidade e ajudar a equipa a crescer. Acredito que esta seja a situação ideal porque me desafia a liderar, a trazer a minha experiência e a fazer parte de um projeto com vontade de vencer», destacou Cândido Sá.

O atleta acrescentou que «coletivamente, o objetivo é chegar aos playoffs e competir ao mais alto nível em todos os jogos», mesmo sabendo «que é um grande desafio para um clube na sua primeira época neste patamar, mas a ambição está lá». A nível pessoal, o jogador quer «trazer consistência» e «liderança», fazendo tudo para ajudar a equipa, «seja a defender, a atacar ou a transmitir energia».

«Aprendi que uma época é uma longa jornada, cheia de altos e baixos, e que o mais importante é a consistência e a mentalidade. Ao longo dos anos, percebi que as equipas que se mantêm unidas e focadas, mesmo nos momentos difíceis são as que alcançam sucesso no final. Criei hábitos que me ajudam a estar sempre preparado, seja na recuperação, na preparação ou simplesmente a comunicar com os meus colegas. São essas lições que levo comigo: liderar pelo exemplo e nunca perder de vista os nossos objetivos», sublinhou o atleta.