twitter

Estafeta 4x400 masculina estreia-se com recorde e final

Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 20 de setembro de 2025, às 15:00

Pedro Afonso, Ericsson Tavares, João Coelho e Omar Elkhatib estabeleceram em 02.59,70 minutos.

A estafeta masculina de 4x400 metros de Portugal estreou-se hoje em Campeonatos do Mundo de atletismo, com o recorde nacional e a qualificação para a final de Tóquio2025, após repescagem.

Pedro Afonso, Ericsson Tavares, João Coelho e Omar Elkhatib estabeleceram em 02.59,70 minutos o novo recorde nacional, que lhes valeu, inicialmente, o sexto lugar na segunda série e o sétimo tempo das meias-finais, o primeiro fora da final.

No entanto, a desclassificação de Austrália - e depois do Brasil -, da série dos velocistas lusos, repescou o quarteto nacional, que tem ainda o suplente Ricardo dos Santos, para a final marcada para domingo, às 20:20 locais (10:20 em Lisboa), na qual também não estará a Zâmbia, também afastada por irregularidade na passagem do testemunho, na outra série.

A anterior melhor marca nacional pertencia a Coelho, Tavares, Elkhatib e Santos, então em Guangzhou, na China, quando correram as quatro voltas à pista 03.01,78, em maio.

A estafeta lusa conseguiu o segundo recorde nacional nesta 20.ª edição dos Mundiais, depois de Fatoumata Diallo fixar o novo máximo nacional nos 400 barreiras em 54,45 segundos, e o quarto apuramento para uma final na pista, depois dos campeões Isaac Nader, nos 1.500 metros, e Pedro Pablo Pichardo, no triplo salto, e de Agate Sousa, sexta no salto em comprimento.