A sétima edição do Monção e Melgaço Granfondo tem lugar amanhã, com partida junto ao Mercado Municipal melgacense, quando forem 09h00. A vila vai consagrar os vencedores da maior competição de ciclismo amador de Portugal nos seis escalões a concurso.
A disputa pela liderança em cada uma das categorias do Troféu Superprestígio – granfondo, mediofondo e minifondo – começou em Março e termina no próximo domingo, com a realização da sexto e última prova pontuável para aquele concurso. Serão seis as camisolas amarelas que vão ser entregues assim que forem conhecidos os resultados do Monção e Melgaço Granfondo 2025. Percorrido em plena região vinícola do Alvarinho que marca a paisagem de ambos os lados da fronteira, o trajecto levará os mais de 1200 participantes que são esperados em Melgaço a fazerem uma longa incursão por terras galegas, qualquer que seja a distância escolhida – minifondo (73 km), mediofondo (96 km) e granfondo (130 km). A distância mais curta apresenta-se com um traçado praticamente plano que circunda o rio Minho num troço compreendido entre Monção e a emblemática aldeia de Cevide, no concelho de Melgaço. Antes de regressarem a território luso, os participantes das duas outras distâncias rumam a Norte para transporem as rampas do Poço Negro e Lisoiros, na província de Pontevedra. Uma vez do lado de cá da fronteira, o granfondo terá nos 34 km que faltarão cumprir mais 1000 metros de desnível positivo assim que ultrapassar as subidas de Fiães e Pomares.
Ainda no âmbito da programação deste evento, no domingo de manhã, às 9h30, realiza-se uma caminhada e, no sábado à tarde, quando forem 17h00, tem lugar o Monção e Melgaço Granfondo Kids, dirigido às crianças dos 5 aos 12 anos. Neste último caso, a inscrição é gratuita, havendo lugar à oferta de brindes e lanche para todos os participantes.