twitter

Treino de guarda-redes e Sociedades Desportivas em discussão no II Fórum Desporto

Fotografia DM

Publicado em 15 de outubro de 2024, às 15:18

na próxima sexta-feira, às 21h00, no auditório da Junta de fregusia da Sé

O treino de guarda-redes e as Sociedades Desportivas são as temáticas que vão ser debatidas no II Fórum Desporto, na próxima sexta-feira, às 21h00, no Auditório da Junta de Freguesia da Sé, numa iniciativa promovida pela União das Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, depois do desafio lançado por Jorge Silva no ano passado. Luís Cansado, técnico ligado ao SC Braga, será o preletor na palestra: Ser Guarda-redes - Treino, Valorização, Visão e Formação. Já nas Sociedades Desportivas será orador Ricardo Gonçalves, advogado especialista em Direito Desportivo.
«Desta vez vamos falar das Sociedades Anónimas Desportivas e ao treino dos guardar-redes
Acho que é muito importante dar a voz aos nossos moradores, no sentido de serem eles a nos proporem iniciativas. Isso quer dizer que a nossa é mente aberta e estamos aqui para desenvolvermos e apoiarmos este tipo de iniciativa. Já fui dirigente desportivo e sei perfeitamente que os tempos que correm não são fáceis. A própria legislação tem vindo a mudar e a exigir de todos os clubes uma preparação que, se calhar, a maior parte deles não tem. É nesse sentido que vamos organizar as segundas jornadas», explicou Luís Pedroso, presidente da UF Maximinos, Sé e Cividade, na apresentação do evento.

Jorge Silva: «A formação de guarda-redes é, por vezes, descuidada»
Para Jorge Silva, mentor desta iniciativa, as temáticas propostas são atuais e visam esclarecer, sobretudo, os clubes de âmbito regional, que, por vezes, têm pouca informação nesse sentido. «Diz-me a experiência por contactos com clubes, sobretudo de âmbito regional e distrital, a formação de guarda-redes nos escalões mais jovens é um pouco descuidada. É nesse sentido que nós avançámos para esta temática. 
Conheço atletas que estiveram sem treinador de guarda-redes durante um ou dois anos. Isso é muito complicado, sobretudo na formação.
Já o tema das Sociedades Desportivas, queremos informar as pessoas da importância que as SAD’s podem ter e dos riscos que acarretam. Nem tudo é mau mas há riscos e temos vários casos no nosso concelho em que as coisas não resultaram bem», disse Jorge Silva.
A entrada no evento é gratuita.