A cidade de Braga será palco, de 11 a 20 de outubro, da décima edição dos European Police & Fire Games, uma competição multidesportiva destinada a atletas de forças de segurança, bombeiros e agentes de proteção civil de vários países europeus. O evento, que contará com a participação de cerca de três mil pessoas – oriundas de 32 países – e que vão disputar 38 modalidades, é «mais um grande momento de projeção turística» da capital minhota, destacou, na cerimónia que serviu para apresentar o evento, o edil bracarense Ricardo Rio.
«Vamos receber atletas de mais de 30 países e será, certamente, mais um grande momento de projecção turística da Cidade», referiu o presidente da Câmara Municipal de Braga (CMB), que esteve acompanhado pela vice-presidente da autarquia minhota, Sameiro Araújo, e pelo presidente da European Police & Fire Games Association, José Carlos Baquero. Ricardo Rio recordou que, recentemente, Braga foi palco do Dance World Cup, evento que contou com a presença de sete mil participantes, estimando-se que tenham passado por Braga cerca de trinta mil pessoas.
Portanto, o edil minhoto espera uma «grande projeção» e «valorização» da “marca Braga”, considerando que o evento deverá servir para a população de Braga fazer «um justo tributo» e demonstrar «carinho pelo esforço diário das forças de segurança». Sameiro Araújo, vereadora do Desporto da CMB, falou num «importante investimento para a cidade, em termos de gastronomia, hotelaria e comércio local», referindo que, e apesar de Braga já ter organizado certames de «maior envergadura», este será «um grande desafio em termos de organização», porque «vai levar o desporto a toda a cidade e ao concelho de Braga».
«Braga será, por estes dias, certamente, a cidade mais segura do Mundo. Teremos desporto em todos os metros quadros e faço, desde já, aqui um apelo forte à população para que participe no evento. A prática desportiva é fundamental para a nossa saúde», enfatizou.