twitter

Repetir Sevilha agora na capital espanhola

Fotografia DM

Pedro Vieira da Silva

Jornalista

Publicado em 07 de novembro de 2023, às 09:41

SC Braga quer ser a primeira equipa lusa a vencer no Santiago Bernabéu. Êxito de 2010 serve de motivação...

O SC Braga tem, amanhã, a difícil tarefa de medir forças com o Real Madrid no Estádio Santiago Bernabéu, na capital espanhola. Os guerreiros do Minho, que na pedreira deram boa réplica e até podiam ter evitado a derrota, querem ser a primeira equipa lusa a vencer no anfiteatro dos merengues. E os minhotos até já se deram (muito) bem em terras espanholas...

A estatística refere que a turma de Madrid, que conquistou, por 14 vezes, a principal prova da UEFA, realizou 22 partidas com equipas portuguesas, tendo vencido 15, perdido cinco e empatado duas.

No Santiago Bernabéu, agora completamente remodelado, o conjunto madrilista soma quatro vitórias e um empate diante de Benfica, FC Porto – a turma portista foi a única a sair da capital espanhola a sorrir, tendo em patado, a uma bola, a 9 de dezembro de 2003, sendo que o golo da turma portuense foi apontado por Derlei, de grande penalidade – e Sporting.

O SC Braga procura, assim, a primeira vitória lusa no anfiteatro madrilenho e, para tal, conta com um ataque que tem estado... demolidor: quase meia centena de golos (47) apontados nos 19 desafios disputados até agora na temporada 2023/2024 (o Real Madrid tem 29 em 15 encontros).

Alan pode “explicar” como se ganha em Espanha

Os adeptos do SC Braga têm ainda bem fresca na memória a histórica vitória alcançada, a 24 de agosto de 2010, em Sevilha, onde os minhotos bateram o conjunto da Andaluzia, por 4-3, com três golos de Lima e um de Matheus, e carimbaram a passagem, pela primeira vez na história, à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Dessa equipa, treinada por Domingos Paciência, faziam parte figuras como Moisés, Felipe, Alberto Rodríguez, Elderson, Leandro Salino, Vandinho, Matheus (o atacante), Lima (entrou aos 55 minutos e ainda a tempo de fazer três golos) e Alan.

O agora diretor de Relações Institucionais do SC Braga pode, por isso, “explicar” aos atuais elementos do plantel como se vence em terras espanholas, sendo certo que esse triunfo servirá, certamente, de motivação para os guerreiros que, amanhã à noite, vão tentar silenciar o Santiago Bernabéu, onde estarão mais de 1500 adeptos braguistas.

A partida está marcada para amanhã, a partir das 20h00 (hora de Lisboa), no anfiteatro do Real Madrid, e será transmitida pela TVI e, também, pela Eleven Sports Portugal.