O anúncio foi feito, hoje, pelo autarca de Vila do Conde, Vítor Costa, que detalhou que o entendimento versa a recuperação física do edifício, que tem várias partes degradada, mas também de muitas peças e objetos do seu recheio com “incalculável valor histórico”.
“É um monumento nacional, de responsabilidade da Administração Central, mas que está em franco estado de degradação e abandono. É inadmissível que tal continue. Já recebemos a visita da responsável da DRCN, que concordou que era fundamental preservar o espaço e as peças existentes”, disse o presidente de Câmara.
O protocolo entre os dois organismos vai ser assinado no domingo, dia de Vila do Conde, e contempla que a Câmara assuma o projeto de recuperação do edifício e um programa de musealização do espaço, através de uma candidatura conjunta a Fundos Europeus.
“Será uma obra de valores elevados, que é difícil calcular, porque implica a recuperação do edificado, das coberturas, vitrais e do próprio órgão. Vamos além das nossas competências, mas não podemos olhar para um património tão identitário da comunidade vila-condense que está degradado e não fazer nada”, desabafou Vítor Costa.
Além do projeto para as futuras intervenções estruturais no edifício, a Câmara Municipal está já a recolher os objetos mais importantes do seu recheio e encaminhá-los para o Centro de Memória Municipal, onde serão inventariados, recuperados e guardados.
Além da vertente de musealização do espaço, o autarca também pretende que reabilitação da igreja permita que “lá possa acontecer, em segurança, manifestações religiosas, cumprindo o principal propósito para que o edifício foi construído”.
A Câmara acredita que, logo depois de assinado o protocolo com DRCN, possa desenhar o projeto de recuperação em cerca de dois meses para, posteriormente, ser submetido à candidatura aos fundos comunitários.
As obras terão articulação com a recuperação do edifico contíguo do Mosteiro de Santa Clara, outros dos edifícios icónicos de Vila do Conde, que ao abrigo do programa estatal ‘Revive’ está a ser convertido num hotel.
A Igreja de Santa Clara, em Vila do Conde, foi mandada edificar em 1318, por D. Afonso Sanches, filho do rei D. Dinis, e é um exemplar da construção gótica, sendo classificada como monumento nacional em 1910.