twitter

“Viagens a sítios da Grécia onde nunca fui” abre ciclo de conferências

Fotografia DR

Redação

Publicado em 07 de outubro de 2025, às 18:04

A Grécia abre o ciclo de conferências “Viagens ao Mundo Antigo”

”Viagens a sítios da Grécia onde nunca fui” é o título da conferência proferida por Carlos Fiolhais, que no próximo dia 10 de outubro, às 18h30, inaugura o ciclo de conferências “Viagens ao Mundo Antigo”.

A conferência inaugural deste ciclo evoca a primeira ligação do investigador à Grécia Antiga, nas aulas de História do liceu, bem como o primeiro artigo de jornal que escreveu, dedicado ao Partenon. Apesar de ter viajado por grande parte do mundo, nunca visitou a Grécia — apenas ruínas gregas situadas na atual Turquia, nomeadamente em Halicarnasso e Cnido. A partir dessas experiências, partilhará reflexões sobre esses lugares, sublinhando a dívida intelectual que a humanidade tem para com os sábios da Antiguidade.

Ao longo do tempo, a viagem ao Mundo Antigo tem constituído experiência nutritiva para muitos autores. Estas viagens fazem-se percorrendo os vestígios das paisagens e cidades antigas, que são testemunhos materiais da vida nestes tempos longínquos, mas também folheando os escritos que até nós chegaram ou observando os objetos que vemos exposto em museus. O espólio do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa permite estabelecer estas pontes com um mundo que, embora esteja longínquo no tempo, continua a ser muito fértil para artistas e pensadores contemporâneos.

Com o ciclo de conferências “Viagens ao Mundo Antigo” o Museu reúne um conjunto de pensadores de diferentes áreas disciplinares.