twitter

Museu D. Diogo de Sousa acolhe 2.º Encontro de Arte Rupestre

Museu D. Diogo de Sousa acolhe 2.º Encontro de Arte Rupestre
Fotografia DR

Redação

Publicado em 07 de outubro de 2025, às 18:01

O encontro decorre amanhã e celebra o Dia Europeu da Arte Rupestre

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa acolhe amanhã , o 2º Encontro de Arte Rupestre no Tempo e no Espaço.

O evento tem como objetivo celebrar o Dia Europeu da Arte Rupestre, divulgar a investigação realizada na Universidade do Minho (UMinho) sobre este tema e apresentar exemplos de boas práticas e formas de promover este tipo de património.

A iniciativa terá início  às 14h00, com a abertura oficial, seguindo-se um conjunto de conferências onde serão partilhados os resultados dos estudos sobre este património arqueológico, em que se destaca a área do Noroeste peninsular.

Às 14h45 terá lugar a palestra “A arte rupestre da Cova Eirós, Lugo, Galiza”, por Tânia Mosquera Castro, seguindo-se, às 14h30, “Arte Rupestre: importância patrimonial, social e turística”, por Hugo Aguai Sampaio. “Influência Atlântica no pensamento simbólico da Idade do Bronze”, po Ana M.S. Bettencourt, e “Arte Megalític entre Lima e Neiva- Noroeste de Portugal”, por Adriano Vilas Boas são outras das conferências

Será ainda apresnetado um estudo sobre “Círculos segmentados do Noroeste Ibérico: propostas interpretativas a partir da Arqueologia e da arqueoastronomia”, por Diogo Marinho, serão outros temas a focar

O evento contará ainda com um espaço de debate e uma sessão de apresentação de posters.

Este evento resulta de uma organização conjunta entre várias unidades de investigação como o Lab2PT/ IN2PAST, UNIARQ e CGeo, o Departamento de História da Universidade do Minho e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa. A entrada é gratuita e não requer inscrição.