Cerca de 2.500 alunos do 1.º e 2.º ciclos do concelho de Braga participaram hoje, no centro da cidade, numa grande ação de sensibilização para assinalar o Dia Mundial do Animal, intitulada “Cuidar é proteger”.
Organizada pela PSP em parceria com a Câmara Municipal de Braga, a iniciativa decorreu na Avenida Central com várias atividades e teve como objetivo principal sensibilizar as crianças para o abandono animal, a adoção responsável e o bem-estar animal.
Acompanhados por professores, educadores e auxiliares de ação educativa, os alunos tiveram oportunidade de assistir a uma atuação de dança do grupo da Escola Profissional Profitecla, a uma animada peça de teatro de rua sobre o abandono animal e adoção, encenada pelo grupo Malad’Arte, e a várias demonstrações do Grupo Operacional Cinotécnico da PSP, que revelaram as competências dos cães-polícia em ações de deteção, busca e salvamento, entre outras.
A ação, realizada sob o lema “Os animais são nossos amigos. Não os abandones, protege-os”, culminou com um desfile canino com animais das diferentes associações de proteção animal de Braga, que tiveram oportunidade de mostrar alguns dos cães disponíveis para adoção.
Neste evento, os alunos foram convidados a doar alimentos para animais, numa vertente solidária que pretendeu apoiar o trabalhos das instituições presentes.
A mascote da PSP, “Falco”, fez as delícias dos mais pequenos ao longo de toda a manhã, reforçando o cenário preparado para esta animada campanha.
Altino Bessa, vereador da Câmara de Braga com os pelouros do Ambiente, Política Animal, entre outros, acompanhou a iniciativa e destacou a forte adesão escolar.
«Juntamos aqui 2.500 crianças das escolas de Braga, o que é um número muito significativo. A Câmara colaborou logisticamente com a PSP, garantindo parte dos lanches e assegurando a vinda do grupo de teatro. Julgo que é uma iniciativa de grande sucesso e que os miúdos adoraram», referiu.
O autarca salientou ainda a importância pedagógica deste evento, o primeiro realizado na cidade nestes moldes, por iniciativa da PSP.
«Queremos sensibilizar para a proteção dos animais, para os cuidados que devemos ter com eles, mas também mostrar a sua versatilidade, nomeadamente no apoio à segurança pública, socorro e salvamento», acrescentou.
Também Tiago Silva, comissário da PSP de Braga, sublinhou a dimensão educativa da campanha “Cuidar é proteger”.
«Para além de alertarmos para o abandono e os maus-tratos dos animais, quisemos dar a conhecer as associações locais de proteção animal. As crianças puderam perceber que a adoção é possível e desejável», afirmou.
A Unidade Especial da PSP esteve presente com o Grupo Operacional Cinotécnico (GOC) que fez várias demonstrações com os seus cães. Os exercícios impressionaram os mais novos, que tiverem oportunidade de observar a destreza e o treino destes animais em várias simulações práticas. Alguns alunos puderam mesmo participar em algumas demonstrações, junto dos agentes.
O GOC possuiu 34 canídeos de quatro raças que atuam em contextos de segurança pública, deteção de armas e de substâncias ilícitas, explosivos e salvamento de pessoas.
O evento, apesar de não ter sido realizado no próprio Dia Mundial do Animal (4 outubro), foi pensado especialmente para as escolas e decorreu com grande envolvimento da comunidade educativa e das forças de segurança.