A segunda edição do “Renovar” deveria arrancar na manhã de sábado, dia 18 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, mas o interesse manifestado pelos sacerdotes e párocos da Arquidiocese em contribuir para o processo de renovação da Igreja de Braga levou o Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, a tomar a decisão de antecipar para hoje, 17 de outubro, o arranque dos trabalhos da edição de 2025 do Renovar, embora a abertura oficial do plenário arquidiocesano aconteça no sábado.
«Anteontem [quarta-feira] fiquei muito feliz com a boa notícia de que amanhã temos um encontro com os padres, com os sacerdotes párocos, que não podem acompanhar o Renovar no sábado e no domingo, pela sua missão nas paróquias», revelou hoje ao Diário do Minho, o Arcebispo Metropolita de Braga.
No encontro com as oito dezenas de sacerdotes vão estar também os Bispos Auxiliares, D. Delfim Gomes e D. Nélio Pereira Pita. D. José Cordeiro não esconde a satisfação pelo interesse manifestado pelos párocos e não esconde a satisfação por uma adesão muito elevada face à primeira edição do Renovar.
«Estão inscritos para o encontro mais de 80 sacerdotes párocos, o que é um sinal muito positivo», sublinhou o Arcebispo de Braga, destacando a forte adesão que a segunda edição do “Renovar” também encontrou junto dos leigos da Arquidiocese, mobilizando quase mil fiéis.
«Para sábado e domingo - os dias em que o Renovar vai decorrer no Multiusos de Guimarães - , as indicações que me deram é que estarão cerca de 950 pessoas inscritas, o que também é um sinal muito esperançoso, porque o Renovar é um processo, não é um ato pontual», destacou o Prelado bracarense