twitter

Paróquia de Cabaços honra S. Miguel com festa que junta fé, tradições rurais e convívio

Paróquia de Cabaços honra S. Miguel com festa que junta fé, tradições rurais e convívio galeria icon Ver Galeria
Fotografia DR

Publicado em 17 de setembro de 2025, às 18:24

Celebrações proporcionam encontro e comunhão entre gerações nesta comunidade limiana

 A Paróquia de Cabaços, no arciprestado de Ponte de Lima, prepara-se para viver, nos dias 20, 21, 27, 28 e 29 de setembro, a sua tradicional Festa de Samiguel, um evento religioso, cultural e comunitário que se distingue pela sua autenticidade e vivência espiritual.

Com o tema “Pelos Séculos dos Séculos...”, a edição deste ano insere-se na celebração do Ano Santo 2025, nos 1700 anos do Concílio de Niceia, nos 900 anos de Ponte de Lima, nos 700 anos da passagem da Rainha Santa Isabel pela vila limiana, e ainda no jubileu dos 300 anos da Igreja Paroquial de Cabaços. Um ano de memória e fé em que a paróquia também celebra o 25.º aniversário da reativação das festas em honra de S. Miguel Arcanjo.

Segundo o pároco, o padre Paulo Emanuel Martins Dias, «a festa é espaço de encontro e de comunhão entre gerações, onde se escuta sem gritar e se fala com o coração». Um lugar onde «o adro da igreja é passagem entre o céu e a terra», e onde «o Anjo está sempre presente, acolhendo os que chegam e reencontrando os que partem».

A festa inicia já amanhã, 19 de setembro, com uma missa cantada em latim, seguida de um momento cultural intitulado “Salvé, S. Miguel” e arraial popular com cantares multiseculares, durante o qual será servido caldo.

Nos dias seguintes, o programa integra uma diversidade de atividades que vão desde oficinas de artesanato, trilhos patrimoniais pela aldeia, desfolhada minhota, vindima no passal da paróquia, e até uma lagarada à moda antiga, onde se vai pisar as uvas ao som de concertinas, cavaquinhos e castanholas. A desfolhada minhota, na noite do dia 20, também será animada por cantadores e tocadores de concertinas, contando com o conhecido artista Mickael Akordeon.  

A componente religiosa desta festa será marcada pela oração do Rosário, a celebração diária da Eucaristia, a Adoração do Santíssimo, a celebração do Sacramento da Reconciliação, procissões e uma conferências espiritual, no dia 26, sobre o Arcanjo S. Miguel, por Bruno Pereira

Haverá também bênçãos de autocaravanas, concertinas, cestos, etc.

Um dos momentos altos será a Procissão dos Cestos em louvor do padroeiro, no dia 28 de setembro, com os andores de S. Gabriel, S. Rafael, Anjo da Guarda, Anjo de Portugal e Nossa Senhora dos Anjos), transportados por crianças, e os cestos oferecidos a S. Miguel, a percorrem as ruas acompanhados por um grupo de bombos.

Destaque ainda para o Cortejo das Primícias, no dia 21, com a participação da Banda de Música de Ponte de Lima.

Durante toda a festa decorre também a tradicional feira de Samiguel com produtos locais e regionais.

No dia 27, será apresentado o livro “Os Avós São Eternos”, da escritora cabacense Mariana Mota. 

O dia 29, solenidade do Arcanjo São Miguel, é marcado com várias celebrações religiosas, nomeadamente Adoração do Santíssimo, Sacramento da Reconciliação, Meditação do Terço do Rosário, Ofício de Vésperas e Eucaristia em honra de S. Miguel.