twitter

Arquidiocese de Braga promove Vigília de Catequistas rumo ao Jubileu em Roma

Arquidiocese de Braga promove Vigília de Catequistas rumo ao Jubileu em Roma
Fotografia DAC

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 17 de setembro de 2025, às 16:10

Celebração acontecerá em simultâneo em vários arciprestados. D. José Cordeiro estará presente em Aguçadoura (Póvoa de Varzim)

A Arquidiocese de Braga promove, no próximo sábado, dia 20 de setembro, a Vigília de Catequistas, um momento de oração e comunhão em preparação para o Jubileu dos Catequistas, que decorrerá em Roma na semana seguinte.

Lançada pelo Departamento Arquidiocesano da Catequese, a iniciativa será celebrada em simultâneo, às 21h00, em diversos arciprestados da Arquidiocese.

Com o lema “Catequistas, Peregrinos de Esperança”, a vigília encerra o ciclo de três Catequeses Jubilares, já realizados ao longo do anos nos arciprestados de Vila Nova de Famalicão, Póvoa de Lanhoso e Cabeceiras de Basto.

Embora nem todos os  arciprestados consigam reunir-se no mesmo dia, estando já agendadas outras datas, a oração irá acontecer em simultâneo em Braga, Barcelos, Celorico e Póvoa de Varzim/Vila do Conde, explicou Fátima Castro, do Departamento Arquidiocesano da Catequese.  

D. José participa na vigília em Aguçadoura

No Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, a celebração contará com a presença do Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, adianta Fátima Castro. 

A vigília terá lugar na Igreja Paroquial de Aguçadoura (Póvoa de Varzim) com uma Liturgia preparada em colaboração com o Departamento da Liturgia e a participação activa de catequistas de várias paróquias, bem como de um coro criado especialmente para esta ocasião.

A vigília terá dois momentos altos: a reflexão de D. José Cordeiro e o envio dos catequistas, que partirão em peregrinação jubilar a Roma.

«Será um momento de fé, esperança e missão para toda a Igreja de Braga», realça Fátima Castro. 

O Jubileu dos Catequistas realiza-se em Roma, de 26 a 28 de setembro, e contará com a presença de 40 responsáveis diocesanos pela catequese em Portugal, incluindo representantes da Arquidiocese de Braga.

Também são esperados grupos de outras dioceses portuguesas, como Algarve, Porto, Viseu, Leiria-Fátima e Lisboa, disse a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), através do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Para além dos encontros com o Papa, das catequeses e da tradicional passagem pela Porta santa, o dia 27 de setembro ficará marcado por uma eucaristia, na Igreja de Santo António dos Portugueses, celebração que reunirá catequistas dos países lusófonos a partir das 12h00.

O programa jubilar começa na sexta-feira, dia 26, com a peregrinação à Porta Santa e uma vigília de oração na Basílica de São Pedro, às 18h30. No sábado, pelas 10h00, realiza-se a Audiência Jubilar com o Papa Leão XIV, seguida da eucaristia lusófona. À tarde, a partir das 16h30, os participantes terão catequeses por grupos linguísticos, em locais ainda a anunciar.

O Jubileu termina no domingo, dia 28, com a eucaristia final na Praça de São Pedro, às 10h00, presidida por Leão XIV, na qual serão instituídos oficialmente alguns catequistas oriundos de diferentes continentes.