twitter

Guias de Adaúfe celebram 45 anos com acampamento e participação das famílias

Guias de Adaúfe celebram 45 anos com acampamento  e participação das famílias galeria icon Ver Galeria
Fotografia DR

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 16 de setembro de 2025, às 12:29

Novo ano guidista começa no próximo sábado

 A 1.ª Companhia de Guias de Adaúfe (Braga), da Associação de Guias de Portugal, encerrou em grande as comemorações dos seus 45 anos de existência, no fim de semana de 13 e 14 de setembro,

Para assinalar a data, foi organizado um acampamento especial, junto ao rio Cávado, em Adaúfe, uma atividade que contou, pela primeira vez, com a presença dos pais das Guias.

O acampamento, uma das atividades mais acarinhadas pelas Guias, começou bem cedo, no sábado. Guias e pais participaram na montagem do campo, desde a tenda às habituais construções (porta mochilas, mesa e lava loiça), numa verdadeira demonstração do espírito de patrulha e entreajuda.

Na ocasião, foi organizado um jogo de pista, que serviu de ferramenta para ensinar aos pais algumas ferramentas da patrulha, desde o lema ao Grito e ao Lema da patrulha.

À noite, viveu-se um dos momentos mais marcantes do fim de semana: o tradicional Fogo de Conselho. À volta da fogueira, entoaram-se canções, partilharam-se histórias e apresentaram-se pequenos teatros, num ambiente de convívio que celebrou o espírito do movimento.

No domingo, a família guidista ficou completa com a chegada de mais familiares, reunindo cerca de 100 pessoa naquele que foi o principal momento do acampamento: a realização das promessas e passagens de ramos.

O almoço partilhado, com o contributo de todos, encerrou um fim de semana vivido com alegria, companheirismo e muitos sorrisos.   

«Foi um fim de semana muito rico em animação e partilha. Permitiu às Guias partilharem com os pais, as atividades que ocorrem habitualmente num acampamento, assim como as atividades que contribuem para o desenvolvimento do pleno potencial e harmoniosa identidade pessoal de cada rapariga», descreveu a 1.ª Companhia de Guias de Adaúfe. 

Uma mãe testemunhou emocionado o impacto desta vivência: «Quando entrei neste acampamento, o tempo parou...e eu regressei à minha infância», afirmou Anabela, mãe da Ana Jorge e Nana.

Este acampamento comemorativo não só assinalou quatro décadas e meia de história da Companhia, como proporcionou às Guias a oportunidade de mostrarem aos seus familiares o que significa fazer parte deste movimento, centrado no desenvolvimento integral e harmonioso de cada rapariga.

O novo ano guidista começa já no próximo sábado, com as reuniões a decorrer junto à igreja de Adaúfe, pelas 14h00. A 1.ª Companhia de Guias de Adaúfe convida a todas as meninas, a partir dos 6 anos, a juntarem-se aos movimento.