twitter

Arciprestado de Vila Verde peregrina no próximo domingo ao santuário da Senhora do Alívio

Arciprestado de Vila Verde peregrina no próximo domingo ao santuário da Senhora do Alívio
Fotografia DM

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 16 de setembro de 2025, às 11:49

Missa campal, às 11h00, é presida pelo arcipreste, o padre Sandro Vasconcelos

O santuário de Nossa Senhora do Alívio, na paróquia de Soutelo, arciprestado de Vila Verde, prepara-se para acolher milhares de peregrinos, naquela que é a grande romaria do ano, no próximo fim de semana, 20 e 21 de setembro.  

O ponto alto das celebrações acontecerá no domingo, dia 21, com a peregrinação arciprestal ao santuário. Preside à Eucaristia campal,  a partir das 11h00, o arciprestes de Vila Verde, o padre Sandro Vasconcelos, que é também o presidente da Confraria de Nossa Senhora do Alívio.

A peregrinação arciprestal ao santuário de Nossa Senhora Alívio decorrerá nos moldes habituais, após a missa dominical, às 8h15, com os peregrinos, provenientes de todas as paróquia do arciprestado, a saírem da matriz de Vila Verde, às 9h30, e da igreja de Soutelo, às 10h00, juntando-se depois as duas procissões no recinto do santuário, no parque de merendas, onde decorrerá a missa campal. Tomam parte confrarias com as suas bandeiras, movimentos e grupos paroquiais.

No dia de véspera, 20 de setembro, haverá “Cantares à Mãe”, num concerto assegurado por Cantadeiras de S. Martinho de Castro de Ponte da Barca, pelo Rancho Folclórico de Santiago de Carapeços (Barcelos) e pelo Grupo Folclórico União de Tradições, de Vila Verde. 

A peregrinação decorre sempre no terceiro domingo de setembro, integrada na tradicional romaria que começou no passado dia 6, com a novena preparatória da festa.   

Na passada segunda-feira, realizou-se a tradicional Procissão de Velas, com o andor de Nossa Senhora do Alívio desde o santuário até à igreja paroquial de Soutelo. Um momento alto das celebrações que reuniu várias centenas de fiéis, numa demonstração de fé e devoção à Senhora.

A romaria termina no próximo domingo com a celebração da Eucaristia, às 17h00, antecedida do do espetáculo “Danças à Mãe e Adeus à Mãe” pelo Grupo Folclórico União de Tradições de Vila Verde. 

O santuário de Nossa Senhora do Alívio - que remonta a finais do século XVIII (cerca de 1798)- é o mais importante do Arciprestado de Vila Verde, sendo visitado durante todo o ano por fiéis provenientes de  todo o país e até do estrangeiro, principalmente da Galiza (Espanha).