Manter-se «referência nas várias áreas de intervenção» onde atua e «crescer a partir de cada uma delas». Este é, na palavras do provedor, o grande objetivo da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, que hoje assinala o seu 526.º aniversário.
Para Nuno Reis, momentos como o de ontem são de agradecimento, mas também de reconhecimento «pelo presente e por um passado recente que está bem patente nos colaboradores [ontem] homenageados», assim como nos que já se reformaram e que também foram distinguidos.
Mas a antiguidade da instituição fica-se só pelo número de anos que celebra, já que, segundo deu nota o provedor, é tempo de «perspetivar o futuro». «Parte da nossa mensagem é em direção ao futuro», disse, vincando que «estas organizações têm vindo a ser postas à prova», devendo estar «preparados para os novos desafios que aí vêm». «Esta Santa Casa da Misericórdia, nas diversas áreas de atuação em que intervém, chega todos os dias a muita gente, faz a diferença na vida de muita gente, mas quer fazer a diferença na vida de mais pessoas ainda e, nessa perspetiva, também os projetos que temos neste momento vêm de encontro a essa história grande que é celebrada», referiu, à margem das comemorações.