twitter

Semana da Filosofia arranca hoje na Escola Secundária Sá de Miranda

Semana da Filosofia arranca hoje na Escola Secundária Sá de Miranda
Fotografia DR

Redação

Publicado em 19 de abril de 2026, às 12:09

Entre amanhã e sexta-feira, várias iniciativas envolvem a comunidade educativa

A Escola Secundária Sá de Miranda promove a Semana da Filosofia entre amanhã e sexta-feira, 20 e 24 de abril. Neste sentido, será desenvolvido um conjunto de atividades sob o tema “Arte e Consolação”. A iniciativa é da Área Disciplinar de Filosofia e a finalidade é discutir questões como: Será que a reconciliação com o mundo passa pela contemplação estética? Podemos aspirar a uma salvação pela Arte? 


Os alunos irão analisar filosoficamente o papel e a importância da Arte, bem como o modo como esta se relaciona com o pensamento e com a atividade humana. «Numa época de grandes exigências em relação às imagens e à estética, a democratização da estética tornou-a um objeto de consumo de massas. O quotidiano encontra-se remodelado pela dimensão estético-emocional, interpelado pela operatividade da arte, bem como pela abertura aos prazeres do belo e da mobilização dos gostos», vinca fonte da escola, em comunicado.


Desta forma, decorrem diversos eventos, nomeadamente workshop de desenho e artes plásticas (“Jardim Filosófico”); exposição de livros “O que é a Arte?”; produção de postais; Café Filosófico “O que são as emoções estéticas?”, orientado por José Augusto Ribeiro; e um documentário. Os trabalhos convocam o público escolar para uma reflexão acerca da vida estética, procurando uma abertura para questões como: a harmonia da existência, o aperfeiçoamento, as satisfações da civilização, a oscilação das sensibilidades ou a estetização do mundo. A reflexão acerca da relação entre a Arte e a Consolação convida os jovens a discutirem as suas áreas de interesse, de maneira a encontrarem um sentido. 

«Trata-se de cultivar, junto dos alunos, uma mente aberta, a curiosidade intelectual, a autoconfiança, como preparação e confiança no futuro, bem como o contributo que os jovens nele poderão ter», realça.