twitter

Coro Gulbenkian leva obra de Alfred Schnittke aos Congregados

Coro Gulbenkian leva obra de Alfred Schnittke aos Congregados
Fotografia DR

Redação

Publicado em 27 de outubro de 2025, às 18:46

No próximo sábado.

O Coro Gulbenkian regressa a Braga, no próximo sábado, dia 1 de novembro, às 19h00, para um concerto na Basílica dos Congregados, integrado na programação da Música de Câmara Braga.

Sob a direção da maestra Inês Lopes, o prestigiado agrupamento vai interpretar o Concerto para Coro, do compositor russo Alfred Schnittke (1934-1998), uma das obras-primas do repertório coral do século XX.

Segundo uma nota de imprensa, inspirada em textos místicos do monge e poeta arménio Gregório de Narek (século X), «esta imponente composição a cappella mergulha na espiritualidade da tradição ortodoxa russa, explorando sonoridades profundas e atmosferas de intensa carga emocional».

Dividida em quatro andamentos — O Master of All Living, I, An Expert in Human Passions, God Grant Deliverance From Sin e Complete This Work Which I Began — a obra «revela a singularidade de Schnittke, capaz de unir a tradição e a modernidade numa linguagem musical de rara densidade espiritual», acrescenta.

Depois do êxito alcançado na temporada anterior, a presença do Coro Gulbenkian volta a afirmar a Basílica dos Congregados como «um dos espaços privilegiados da cidade para a grande música coral».

O concerto promete ser «uma experiência artística e espiritual única, capaz de envolver o público na contemplação e na beleza da voz humana em comunhão». Os bilhetes estão disponíveis online ou no dia do concerto.