O Coro Gulbenkian regressa a Braga, no próximo sábado, dia 1 de novembro, às 19h00, para um concerto na Basílica dos Congregados, integrado na programação da Música de Câmara Braga.
Sob a direção da maestra Inês Lopes, o prestigiado agrupamento vai interpretar o Concerto para Coro, do compositor russo Alfred Schnittke (1934-1998), uma das obras-primas do repertório coral do século XX.
Segundo uma nota de imprensa, inspirada em textos místicos do monge e poeta arménio Gregório de Narek (século X), «esta imponente composição a cappella mergulha na espiritualidade da tradição ortodoxa russa, explorando sonoridades profundas e atmosferas de intensa carga emocional».
Dividida em quatro andamentos — O Master of All Living, I, An Expert in Human Passions, God Grant Deliverance From Sin e Complete This Work Which I Began — a obra «revela a singularidade de Schnittke, capaz de unir a tradição e a modernidade numa linguagem musical de rara densidade espiritual», acrescenta.
Depois do êxito alcançado na temporada anterior, a presença do Coro Gulbenkian volta a afirmar a Basílica dos Congregados como «um dos espaços privilegiados da cidade para a grande música coral».
O concerto promete ser «uma experiência artística e espiritual única, capaz de envolver o público na contemplação e na beleza da voz humana em comunhão». Os bilhetes estão disponíveis online ou no dia do concerto.
 
 
             
        