A Arquidiocese de Braga e a Universidade Católica Portuguesa (UCP) agradeceram hoje ao professor José da Silva Lima o seu importante contributo para a criação do Centro Regional da UCP de Braga.
O gesto de gratidão foi manifestado durante a homenagem prestada ao docente no campus Camões, no âmbito das comemorações do 25.º aniversário do Centro Regional de Braga da UCP.
A homenagem ao presidente da Comissão Instaladora do Centro Regional de Braga contou com Paulo Dias, pró-reitor da UCP, Bruno Nobre, director da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, João Duque, professor catedrático da Faculdade de Teologia da UCP e com o cónego Luís Miguel Rodrigues, direitor da Faculdade de Teologia, em representação do Arcebispo Metropolita de Braga que não pôde estar presente por motivos de agenda.
Estiveram também, entre outros convidados, a vice-presiente da Câmara de Braga, o diretor do Seminário Maior, o presidente da UDIPSS Braga, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga e outras entidades civis e militares.
Numa mensagem lida pelo cónego Luís Miguel Rodrigues, D. José Cordeiro começou por agradecer os longos anos que o professor José da Silva Lima, presbítero da Diocese Viana do Castelo, dedicou à Faculdade de Teologia de Braga, na preparação dos alunos, em ordem ao Ministério Presbiteral e noutras atividades pastorais ou lectivas na região.
«Muito lhe devemos por essa dedicação, cuja qualidade é, a vários níveis, incontestável e constitui uma referência», afirmou o Arcebispo.
D. José Cordeiro destacou também o papel do docente na responsabilidade de dar início e consolidar o Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, há 25 anos. Um projeto da Igreja, salientou, «altamente significativo para toda a região do Minho», naquele que é o «contributo educativo e de investigação de nível superior para o contexto social e cultural dos seus habitantes».
«Pelo trabalho desenvolvido, de enorme dedicação e competência, a Arquidiocese de Braga ficará permanentemente grata ao professor José da Silva Lima. Devido à sua liderança, foi possível constituir um núcleo da Universidade consistente, com notável intervenção na região e com um futuro promissor. E a Igreja reconhece o enorme valor deste trabalho», sublinhou.
Embora a Universidade Católica Portuguesa em 1999 já estivesse presente em Braga, com a constituição do Centro Regional «alargou-se e aprofundou-se significativamente, articulando várias instituições envolvidas», acrescentou D. José.
O Arcebispo de Braga terminou a mensagem destacando o contributo «exemplar» do professor José da Silva Lima no «cultivo do relacionamento entre» as Diocese de Braga e de Viana do Castelo, através de inúmeras iniciativa de âmbito formativo.
«Não se fechou em horizontes territoriais, mas abriu espaços de interação que são cada vez mais necessários, sobretudo no contexto cultural e social do mundo contemporâneo, cada vez mais exigente e que não se compadece com horizontes estreitos», acrescentou o prelado nesta mensagem lida com «emoção» pelo cónego Luís Miguel Rodrigues, que foi alunos do professor José da Silva Lima.




