O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa acolhe amanhã , o 2º Encontro de Arte Rupestre no Tempo e no Espaço.
O evento tem como objetivo celebrar o Dia Europeu da Arte Rupestre, divulgar a investigação realizada na Universidade do Minho (UMinho) sobre este tema e apresentar exemplos de boas práticas e formas de promover este tipo de património.
A iniciativa terá início às 14h00, com a abertura oficial, seguindo-se um conjunto de conferências onde serão partilhados os resultados dos estudos sobre este património arqueológico, em que se destaca a área do Noroeste peninsular.
Às 14h45 terá lugar a palestra “A arte rupestre da Cova Eirós, Lugo, Galiza”, por Tânia Mosquera Castro, seguindo-se, às 14h30, “Arte Rupestre: importância patrimonial, social e turística”, por Hugo Aguai Sampaio. “Influência Atlântica no pensamento simbólico da Idade do Bronze”, po Ana M.S. Bettencourt, e “Arte Megalític entre Lima e Neiva- Noroeste de Portugal”, por Adriano Vilas Boas são outras das conferências
Será ainda apresnetado um estudo sobre “Círculos segmentados do Noroeste Ibérico: propostas interpretativas a partir da Arqueologia e da arqueoastronomia”, por Diogo Marinho, serão outros temas a focar
O evento contará ainda com um espaço de debate e uma sessão de apresentação de posters.
Este evento resulta de uma organização conjunta entre várias unidades de investigação como o Lab2PT/ IN2PAST, UNIARQ e CGeo, o Departamento de História da Universidade do Minho e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa. A entrada é gratuita e não requer inscrição.