twitter

Exposição no Mercado dá a conhecer visões de jovens sobre o 25 de Abril

Exposição no Mercado dá a conhecer visões de jovens sobre o 25 de Abril
Fotografia Avelino Lima

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 18 de abril de 2024, às 20:42

Os valores da liberdade estão espelhados nos trabalhos apresentados.

São 50 as pinturas patentes, desde hoje, no Mercado Municipal de Braga, e que espelham outras tantas visões de jovens, portugueses e estrangeiros, acerca da Revolução dos Cravos, o 25 de Abril de 1974. “50 anos 50 Visões” resulta de um trabalho da SYnergia, em parceria com a Comissão Promotora dos Democratas de Braga e, no âmbito académico, a Profitecla e a Escola Profissional de Braga (EPB), que envolveram os seus alunos na elaboração dos trabalhos que ficarão expostos até ao dia 30 de abril.

Na inauguração, esta tarde, o presidente da SYnergia Portugal, explicou que esta mostra constitui uma demonstração de liberdade. «São 50 jovens que nasceram após o 25 de Abril mas que conseguiram expressar as suas visões sobre esta data marcante», referiu.

O facto de a exposição estar patente no Mercado Municipal é também, para Ricardo Sousa, algo «simbólico» já que, antes da revolução, provavelmente seria ali o único local com liberdade «para escolher os alimentos a comprar».
«O vosso trabalho espelha os valores da liberdade, da escolha, da democracia, valores que não se podem perder. Depende de vocês, das novas gerações, a continuidade desta democracia e liberdade. Para além da vossa criatividade, usem o vosso poder na urna», apelou.

Também Paulo Sousa, coordenador da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga deixou este repto aos jovens presentes. «Cabe às novas gerações assumirem uma nova resistência e não desistirem de lutar», disse.