A Associação Empresarial de Braga (AEB) assinalou hoje os seus 160 anos de vida numa gala comemorativa, que juntou no Auditório Vita, em Braga, associados, formandos, colaboradores, entidades e parceiros de excelência.
Foi neste contexto festivo, que a centenária associação bracarense, que sempre foi «a voz de todos os empresários da região», foi reconhecida como Câmara de Comércio e Indústria para o distrito de Braga, uma nomeação que é para a instituição «um marco histórico e um grande desafio, que permitirá reforçar os serviços de apoio às empresas em processos de internacionalização».
Considerando este «um justo e merecido reconhecimento», o presidente da AEB, Daniel Vilaça afirmou que o facto deste objetivo ter sido alcançado «muito se deve à disponibilidade e apoio manifestado pela atual equipa do Ministério da Economia, bem como ao trabalho iniciado no anterior mandato da Direção da AEB».
«Para enfrentamos esse desafio com sucesso, vamos delinear e abraçar um novo rumo, com a certeza de que acrescentaremos valor ao grande ativo que a AEB já é ao serviço das empresas, da nossa economia, da nossa região e do nosso país», afirmou o responsável.
Segundo Daniel Vilaça «com o estatuto de Câmara de Comércio e Indústria do distrito de Braga, a AEB «continuará a defender a atividade empresarial e a iniciativa privada, garantindo que as mesmas são os pilares fundamentais de uma economia mais desenvolvida e sustentável».
Associação regional mais representativa do país
Durante a sua intervenção, o presidente da AEB condiderou a associação como «uma das mais representativas, dinâmicas e relevantes do associativismo empresarial», mas deixou claro o desejo da instituição se tornar «a médio prazo, a associação empresarial, de base regional, mais representativa e agregadora de Portugal».
«Porque quanto mais representativa e alargada for a nossa base associativa, maior será a nossa capacidade de defender eficazmente os interesses da comunidade que representamos», sustentou, acrescentando que «quantas mais vozes juntarmos e federarmos na AEB, maior será a capacidade de influência e de intervenção para que juntos possamos construir um futuro melhor»
Referindo-se ao contexto de afirmação e dinamismo da economia da região, Daniel Vilaça argumentou que a AEB entende que «é tempo de assumir o desígnio de transformar a região de Braga no principal polo de desenvolvimento industrial do nosso país».
«Com o apoio do Governo e dos autarcas da nossa região, entendemos que é possível melhorar as condições de mobilidade, de acolhimento empresarial e de criação de habitação para que a nossa região possa ser, a curto prazo, o maior polo industrial de Portugal», afirmou, vaticinando que «a cidade de Braga poderá vir a ser a segunda maior cidade de Portugal».
Secretário de Estado considera reconhecimento «um passo em frente para a AEB»
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, salientou o facto de a partir deste dia, a AEB passar a ser Câmara de Comércio e Indústria para o distrito de Braga, reconhecimento que, segundo o governante constitui «um passo em frente para a AEB, que decorre da sua abrangência territorial, da expressão de peso económico e social que a associação assume e merece pelos serviços que presta à comunidade e às empresas».
«Tudo isso conta para o reconhecimento que hoje aqui lhe prestamos», afiançou o secretário de Estado, acrescentando que «este passo em frente demonstra que a AEB tem uma História de que se orgulhar, mas também tem pela frente um futuro», disse.
Levantando um pouco o véu acerca deste processo de reconhecimento, Nuno Fazenda adiantou que a passagem da AEB a Câmara do Comércio esteve dependente de uma candidatura que foi objeto de avaliação por duas entidades do Ministério da Economia, tendo sido posteriormente e reconhecida por portaria do ministro da Economia.