twitter

Arquidiocese de Braga promove Vigília de Catequistas rumo ao Jubileu em Roma

Fotografia DAC

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 17 de setembro de 2025, às 16:10

Celebração acontecerá em simultâneo em vários arciprestados. D. José Cordeiro estará presente em Aguçadoura (Póvoa de Varzim)

A Arquidiocese de Braga promove, no próximo sábado, dia 20 de setembro, a Vigília de Catequistas, um momento de oração e comunhão em preparação para o Jubileu dos Catequistas, que decorrerá em Roma na semana seguinte.

Lançada pelo Departamento Arquidiocesano da Catequese, a iniciativa será celebrada em simultâneo, às 21h00, em diversos arciprestados da Arquidiocese.

Com o lema “Catequistas, Peregrinos de Esperança”, a vigília encerra o ciclo de três Catequeses Jubilares, já realizados ao longo do anos nos arciprestados de Vila Nova de Famalicão, Póvoa de Lanhoso e Cabeceiras de Basto.

Embora nem todos os  arciprestados consigam reunir-se no mesmo dia, estando já agendadas outras datas, a oração irá acontecer em simultâneo em Braga, Barcelos, Celorico e Póvoa de Varzim/Vila do Conde, explicou Fátima Castro, do Departamento Arquidiocesano da Catequese.  

D. José participa na vigília em Aguçadoura

No Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, a celebração contará com a presença do Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, adianta Fátima Castro. 

A vigília terá lugar na Igreja Paroquial de Aguçadoura (Póvoa de Varzim) com uma Liturgia preparada em colaboração com o Departamento da Liturgia e a participação activa de catequistas de várias paróquias, bem como de um coro criado especialmente para esta ocasião.

A vigília terá dois momentos altos: a reflexão de D. José Cordeiro e o envio dos catequistas, que partirão em peregrinação jubilar a Roma.

«Será um momento de fé, esperança e missão para toda a Igreja de Braga», realça Fátima Castro. 

O Jubileu dos Catequistas realiza-se em Roma, de 26 a 28 de setembro, e contará com a presença de 40 responsáveis diocesanos pela catequese em Portugal, incluindo representantes da Arquidiocese de Braga.

Também são esperados grupos de outras dioceses portuguesas, como Algarve, Porto, Viseu, Leiria-Fátima e Lisboa, disse a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), através do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Para além dos encontros com o Papa, das catequeses e da tradicional passagem pela Porta santa, o dia 27 de setembro ficará marcado por uma eucaristia, na Igreja de Santo António dos Portugueses, celebração que reunirá catequistas dos países lusófonos a partir das 12h00.

O programa jubilar começa na sexta-feira, dia 26, com a peregrinação à Porta Santa e uma vigília de oração na Basílica de São Pedro, às 18h30. No sábado, pelas 10h00, realiza-se a Audiência Jubilar com o Papa Leão XIV, seguida da eucaristia lusófona. À tarde, a partir das 16h30, os participantes terão catequeses por grupos linguísticos, em locais ainda a anunciar.

O Jubileu termina no domingo, dia 28, com a eucaristia final na Praça de São Pedro, às 10h00, presidida por Leão XIV, na qual serão instituídos oficialmente alguns catequistas oriundos de diferentes continentes.