twitter

Arciprestado de Vila Verde peregrina no próximo domingo ao santuário da Senhora do Alívio

Fotografia DM

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 16 de setembro de 2025, às 11:49

Missa campal, às 11h00, é presida pelo arcipreste, o padre Sandro Vasconcelos

O santuário de Nossa Senhora do Alívio, na paróquia de Soutelo, arciprestado de Vila Verde, prepara-se para acolher milhares de peregrinos, naquela que é a grande romaria do ano, no próximo fim de semana, 20 e 21 de setembro.  

O ponto alto das celebrações acontecerá no domingo, dia 21, com a peregrinação arciprestal ao santuário. Preside à Eucaristia campal,  a partir das 11h00, o arciprestes de Vila Verde, o padre Sandro Vasconcelos, que é também o presidente da Confraria de Nossa Senhora do Alívio.

A peregrinação arciprestal ao santuário de Nossa Senhora Alívio decorrerá nos moldes habituais, após a missa dominical, às 8h15, com os peregrinos, provenientes de todas as paróquia do arciprestado, a saírem da matriz de Vila Verde, às 9h30, e da igreja de Soutelo, às 10h00, juntando-se depois as duas procissões no recinto do santuário, no parque de merendas, onde decorrerá a missa campal. Tomam parte confrarias com as suas bandeiras, movimentos e grupos paroquiais.

No dia de véspera, 20 de setembro, haverá “Cantares à Mãe”, num concerto assegurado por Cantadeiras de S. Martinho de Castro de Ponte da Barca, pelo Rancho Folclórico de Santiago de Carapeços (Barcelos) e pelo Grupo Folclórico União de Tradições, de Vila Verde. 

A peregrinação decorre sempre no terceiro domingo de setembro, integrada na tradicional romaria que começou no passado dia 6, com a novena preparatória da festa.   

Na passada segunda-feira, realizou-se a tradicional Procissão de Velas, com o andor de Nossa Senhora do Alívio desde o santuário até à igreja paroquial de Soutelo. Um momento alto das celebrações que reuniu várias centenas de fiéis, numa demonstração de fé e devoção à Senhora.

A romaria termina no próximo domingo com a celebração da Eucaristia, às 17h00, antecedida do do espetáculo “Danças à Mãe e Adeus à Mãe” pelo Grupo Folclórico União de Tradições de Vila Verde. 

O santuário de Nossa Senhora do Alívio - que remonta a finais do século XVIII (cerca de 1798)- é o mais importante do Arciprestado de Vila Verde, sendo visitado durante todo o ano por fiéis provenientes de  todo o país e até do estrangeiro, principalmente da Galiza (Espanha).