A Paróquia de Duas Igrejas, arciprestado de Vila Verde, exultou de alegria, no passado domingo, pela canonização de Carlo Acutis, o primeiro santo da geração millennial na história da Igreja Católica.
Mais de um milhar de fiéis participaram na Eucaristia solene, concelebrada pelos padres Bento, missionário da Ordem da Consolata, Pedro, da Ordem do Verbo Divino, da Diocese de Aveiro, e Manuel Rodrigues, pároco de da comunidade de Duas Igrejas.
A Paróquia de Duas Igrejas, que tem em exposição permanente uma relíquia de primeiro grau de Carlo Acustis na sua igreja, preparou uma Eucaristia simples, centrada na figura do jovem, associando-se à celebração de canonização de Acutis em Roma, presidida pelo Papa Leão XIV.
«Como Roma estava a quilómetros de distância, a Paróquia de Duas Igrejas resolveu “canonizar” o Carlo Acutis na sua igreja, devido à forte ligação que une esta paróquia vilaverdense ao Carlo Acutis», disse fonte da paróquia, acrescentando que a igreja foi pequena para o número de fiéis que quiseram assistir à cerimónia.
O altar estava adornado com flores azuis e vermelhas e as crianças foram vestidas à Carlo Acutis. No ofertório foram apresentados os instrumentos de eleição do Carlo Acutis – terço, computador e a bíblia, acompanhados pelo pão e pelo vinho.
No final da Eucaristia, os presentes foram tocar na relíquia de Carlos Acutis, formando uma fila que demorou horas a terminar.
No período da tarde, com a igreja novamente repleta de fiéis, decorreu a Adoração Eucarística, presidida pelo padre Renato Oliveira, da Diocese de Viana, que fez uma meditação sobre a vida de Carlo Acutis e os valores que o conduziram à santidade.
Seguiu-se a oração do Terço, pelos jovens da paróquia, e, antes da bênção final, foi rezada uma oração pelos doentes presentes e ausentes.
«O dia ficou marcado para a história da Igreja local, pelo sonho que esta paróquia sempre teve em ver um dia o “seu” santinho canonizado», salienta a mesma fonte.
Entretanto, a imagem de S. Carlo Acutis da Paróquia de Duas Igrejas está esta semana em peregrinação por várias paróquias do arciprestado de Barcelos. A imagem regressa a “sua” casa no próximo dia 16 de setembro.
A Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, do arciprestado de Vila Verde, é considerada o berço do culto ao São Carlo Acutis em Portugal, por ter sido a primeira paróquia portuguesa a expor a sua imagem, em novembro de 2021, e a expor publicamente as suas relíquias sagradas de primeiro grau em junho de 2023, oferecidas a esta paróquia em dezembro de 2022, pelo trabalho de difusão da causa do Carlo Acutis a nível nacional e internacional.
Esta Paróquia foi ainda primeira do país a festejar o Carlo Acutis, em 13 e outubro de 2024, e foi a primeira paróquia do mundo a instituir a sua festa.
Este ano, a comunidade de Duas Igrejas irá celebrar, ainda com mais emoção, a festa ao São Carlo Acutis a 12 de outubro, o seu dia litúrgico.