twitter

João Rodrigues de “portas abertas” para conversações com outras forças

Fotografia Avelino Lima

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 04 de novembro de 2025, às 11:28

Primeiro dia de trabalho enquanto presidente da Câmara Municipal de Braga.

Braga viveu hoje o primeiro dia de um novo ciclo autárquico com o arranque oficial de funções do novo presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues. Neste primeiro dia de trabalho, o autarca bracarense foi recebido à porta pelos funcionários da autarquia e pela comunicação social, e levantou o véu sobre a estratégia que tem em mente para a governação, não descartando a possibilidade de entregar pelouros a vereadores da oposição.

João Rodrigues avançou que nos próximos dias vai conversar com as forças políticas que elegeram para o executivo, à procura de convergências e de conciliação entre os programas eleitorais. Contudo, deixou o alerta de que há matérias das quais não abdicará, nem fará cedências.

De resto, deixou bem claro que tende e quer governar com maioria (o que implica a referida distribuição de pelouros a vereadores da oposição),  mas também sabe governar com minoria.

«Há duas formas de governar: ou com um conjunto de vereadores com pelouros que não têm maioria no executivo municipal, ou com um conjunto de vereadores que têm maioria e eu, com a devida humildade, sei bem como é que se governa com maioria ou sem maioria», defendeu.

Salientando que para se governar com maioria tem que haver entendimento, João Rodrigues adiantou que estas conversações decorrerão nos próximos dias com os primeiros eleitos de cada uma das forças que estão representadas no executivo municipal.

«Eu tendo  e quero governar com maioria e abro as portas para que isso aconteça. Vamos ver, no fim das conversações, o que é que isto dá», referiu, considerando que «os programas eleitorais das forças políticas eleitas «não são, de todo, inconciliáveis».

«Aquilo que eu peço é exatamente o mesmo: seriedade, trabalho, comprometimento e honestidade», afirmou.

Reforçando que, em comum para todas as forças políticas, está a procura de qualidade de vida dos bracarenses, o edil considerou que haverá possibilidade de convergências.

«Nós podemos discordar aqui ou ali, e podemos limar algumas arestas. Mas obviamente que há alguns assuntos sobre os quais eu não abdico e de que não hei de abdicar. Tenho prioridades e essas prioridades são as da Câmara Municipal hoje», argumentou.

Recorde-se que a Coligação Juntos Por Braga elegeu três dos 11 elementos que compõe o executivo municipal, ao passo que o PS e o movimento independente Amar e Servir Braga também elegeram três vereadores cada, enquanto o Chega e a Iniciativa Liberal elegeram um.