twitter

Estudo revela números «alarmantes» da obesidade infantil em Braga

Fotografia Francisco de Assis

Francisco de Assis

Jornalista

Publicado em 27 de outubro de 2025, às 17:02

Programa Municipal de Vigilância Nutricional Infantil requer medidas urgentíssimas

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva acolheu, esta tarde, a sessão de apresentação do Programa Municipal de Vigilância Nutricional Infantil. Os dados do estudo deixaram «alarmados» e preocupados não só os autores do estudo, mas também a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, que defende implementação de «medidas urgentíssimas» para inverter o quadro.
Na apresentação do estudo, além de Sameiro Araújo, estiveram Joana Russell Sampaio, da Divisão da Saúde da Câmara de Braga; e responsável pelo estudo; e Rafaela Rosário, da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, que deu suporte científico ao estudo.
A plateia esteve composta por representantes de Agrupamentos de Escolas de Braga, da Divisão da Saúde da Câmara de Braga; da Associação de Pais, enfermeiros, entre outras entidades.
O estudo, que envolveu 3.365 crianças de 52 escolas do 1.º ciclo do concelho de Braga, com uma média de idades de 8,6 anos, não deixa dúvidas. Cerca de 37,5% das crianças das escolas do 1.º ciclo do concelho de Braga apresentam problemas de excesso de peso, sendo que 14,06% daquelas crianças sofrem de obesidade; enquanto que 23,36% têm obesidade.

O estudo aponta diversas curiosidades e da pistas de atuação