Depois da estreia nacional no ano passado, MIKE está de regresso a Portugal para dois concertos, em Braga e Lisboa. Nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, o rapper nova-iorquino ruma ao gnration para apresentar o sexto e mais recente disco, Burning Desire. MIKE é uma das figuras centrais do novo hip hop feito em Nova Iorque e esta digressão foi já destacada como uma das tours a não perder em 2024.
O rapper norte-americano é uma das vozes mais frescas do novo hiphop nova iorquino. A Braga, MIKE traz o sexto e muito aplaudido disco, Burning Desire. A primeira parte do concerto será assegurada por Jadasea e SALIMATA.
Natural de Nova Jérsia, Michael Bonema viveu grande parte da infância no Reino Unido. Longe da cultura norte-americana, foi através do Channel U – o antigo canal dedicado à cena grime britânica – que descobriu Skepta, N-Dubz e Chip. Quando regressou aos Estados Unidos, encontrou MF Doom e Madlib, e começou a seguir a cena da Costa Oeste protagonizada por Odd Future, Tyler, the Creator, Chance the Rapper e Earl Sweatshirt. Ao mesmo tempo, inspirou-se no estilo cru de King Krule para escrever as letras visceralmente pessoais. Em 2015, formou o coletivo [sLUms] dando início a um dos percursos mais interessantes do hip-hop nos últimos anos.
Através da 10k, a sua editora, MIKE lançou uma série de álbuns e mixtapes aclamados pela crítica e que lhe dão destaque em publicações como a Pitchfork, The Fader e The New Yorker.
O borborinho intensifica- se com as colaborações que se foram seguindo: Earl Sweatshirt, Danny Brown, Wiki, Jadasea ou The Alchemist. Movido pelo sentimento de partilha e pelo amor pela música criou ainda o Young World Rap Festival, que vai já para a terceira edição e dá palco a novos artistas hip-hop.
Depois de digressões com Freddie Gibbs e Earl Sweatshirt, MIKE lança com o conterrâneo Wiki o muito elogiado Faith is a Rock, que conta com produção de The Alchemist.