Religião

Vídeo: Nuno Cerqueira

É organizada desde 2010 pelos centros universitários dos Jesuítas em Portugal e decorre na Casa da Torre em Vila Verde.

José Maria Brito - Ponto SJ
24 Setembro 2018

 

Chama-se “Academia de Verão” é pode ser considerado um curso intensivo de formação teológica para estudantes universitários e profissionais entre os 18 e os 30 anos.

É organizada desde 2010 pelos centros universitários dos Jesuítas em Portugal e decorre de 2 em 2 anos na Casa da Torre em Soutelo, concelho de Vila Verde, Braga.

Este ano 58 alunos vindos de diferentes partes do país participam na 5ª edição da Academia de Verão.

O objetivo é ajudar a que fé seja mais de que um sentimento e que possa ser vivida de um modo integrado abrangendo as diferentes dimensões da vida de cada um dos alunos desta Academia. As aulas abordam as temáticas mais importantes da Teologia Católica: desde a Cristologia (que ajuda a compreender melhor a pessoa de Jesus Cristo e a sua Missão), passando pelo estudo da Bíblia, da História da Igreja, pelas questões de Bioética, da Moral Social, da Beleza, da Espiritualidade e do Discernimento.

Cada um destes temas é aprofundado através da participação em aulas, com tempos dedicado ao estudo individual, pela participação em debates sobre os temas estudados e ainda com tempos de tutorias individuais com os Professores das diferentes disciplinas.

O ambiente é de seriedade e profundidade, marcado também por tempos de oração pessoal e pela celebração da Eucaristia que permitem que este não seja apenas um tempo de esforço intelectual mas aprofundar a relação pessoal com Jesus e a dimensão comunitária da fé. Assim se passa do sentir a fé, para o saber e saborear tudo o que se vai descobrindo ao longo deste caminho.

Há também momentos de descontração, passeio e diversão que ajudam a que se mantenham um ambiente de enorme familiaridade e proximidade entre todos os que participam nesta experiência.

Para quem faz a experiência esta é uma oportunidade para aprofundar a sua fé, estando assim mais preparado paras as conversas e diálogos com aqueles que têm formas distintas de olhar para vida e nem sempre compreendem as razões de quem professa a fé católica.

 


Outros Vídeos

Scroll Up