twitter

Quarteirão cultural de Gaia mostra obras da coleção da britânica Tate

Quarteirão cultural de Gaia mostra obras da coleção da britânica Tate galeria icon Ver Galeria
Fotografia Miguel Viegas

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 29 de setembro de 2023, às 16:00

Exposição dedicada à arte ótica e cinética patente até 19 de novembro no Museu Atkinson.

O Museu Atkinson, localizado no quarteirão cultural de Vila Nova de Gaia, tem patente ao público, até 19 de novembro, mais de 100 obras da coleção da britânica Tate dedicadas à arte ótica e cinética. A mostra “O Olho Dinâmico: Para Lá da Arte Ótica e Cinética” é uma oportunidade singular de ver em Portugal um conjunto de peças que raramente são exibidas de 63 artistas de 21 países.

A data de permanência da exposição inicialmente apontada era 30 setembro, mas esse período foi agora alargado até 19 de novembro, podendo ser visitada todos os dias, das 10h00 às 19h00 (última entrada às 18h15).

A exposição marca o arranque da colaboração deste museu do WOW – The World of Wine com a prestigiada Tate, considerada «um dos museus de arte artisticamente mais aventureiros e culturalmente inclusivos para o Reino Unido e para o mundo», com a atividade assegurada por quatro galerias (Tate Liverpool, Tate St Ives, Tate Britain e Tate Modern).

A mostra começa logo no chão da entrada do museu, com a obra “Zobop”, de Jim Lambie, instalação composta por centenas de linhas de fita de vinil colorida, que demorou mais de uma semana a ser concluída.

Este é o início de uma exposição distribuída por dois pisos, num edifício histórico requalificado de acordo com os padrões internacionais de museus. 

Com curadoria de Valentina Ravaglia, responsável pela mostra internacional da Tate, a exposição revisita a ascensão da arte ótica e cinética, dois movimentos artísticos paralelos que ganharam força durante as décadas de 1950 e 1960. 

Podem ser vistas obras de artistas como Victor Vasarely, Julio le Parc, Alexander Calder, Frank Stella, Li Yuan Chia ou Jesús Sotto. 

Como refere a organização, «os artistas associados à arte ótica e cinética veem o visitante não como um espectador passivo, mas como um participante ativo, envolvendo-se com a arte no tempo e no espaço».

«No seu trabalho – acrescenta – combinam linhas simples, formas geométricas e cores vibrantes para criar efeitos óticos ou ilusões. As suas peças desencadeiam sensações visuais complexas e disruptivas, ativadas pelo espectador, estimulando um movimento real ou percebido».

Mais do que seguir uma cronologia estrita, esta exposição «reenquadra a arte ótica e cinética como tendências abraçadas por artistas em diferentes épocas, geografias e contextos culturais».

Antes de vir para Portugal, a mostra “The Dynamic Eye: Beyond Optical and Kinetic Art” estreou no Museu de Arte de Pudong, em Xangai. «Poder trazer pela primeira vez ao Porto uma seleção tão grande e visualmente marcante de obras da coleção da Tate é extremamente emocionante», afirma a curadora, Valentina Ravaglia.

Por seu turno, Adrian Bridge, responsável pela The Fladgate Partnership, detentora do WOW, diz que é «uma honra receber uma exposição com esta dimensão», que constitui uma «oportunidade única para descobrir o trabalho de 60 artistas de diferentes geografias e conhecer o novo Museu Atkinson, uma morada que irá colocar Portugal na rota da arte internacional».

O museu está instalado num edifício que foi «construído em 1760 por ordem de José de Azevedo e Sousa, um tanoeiro que se tornou num rico comerciante de Vinho do Porto em meados do século XVIII». 

Um século mais tarde, «a casa foi adquirida por Robert Atkinson, e tornou-se a sede da sua empresa, ficando conhecida como “Casa Atkinson”».

Na posse da The Fladgate Partnership desde 1979, a propriedade foi recuperada para receber exposições de importância internacional. 

Assim, o Museu Atkinson assume como missão «trazer exposições de classe mundial para a região Norte de Portugal e ajudar a cidade do Porto a atingir o seu potencial».

Atualização: Foi acrescentado o prolongamento da exposição de 30 de setembro para 19 de novembro.